Imprimir

Colunas

Abravane-se: por mais ousadia e alegria!

Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito




“Abravana NY” é o nome da exposição do artista brasileiro Rick Castro, que inaugurou sua primeira mostra individual no EUA, na galeria TEMP, que segue até 25.05. A exposição (que no Brasil é representada pela galeria Casa Triângulo) mistura vídeo, instalação e performance e tem como principal enfoco, a interação com o público, com uma instalação onde os planos chão e parede foram transformados através da ação dos visitantes. Toda a transformação foi gravada pelo artista Rick Castro e foi exibido na própria galeria. 





O artista ainda agregará elementos na instalação a fim de que continue havendo interação entre obra e público, com materiais como peças de roupas de grifes como Fkawallys, Neon e Amapô, colagens de papel, adesivos e makes, onde no fim tudo será pintado de verde, criando um cromaqui, que será substituído por padrões de cores e movimento quando transformado em vídeo (segundo o portal FFW).


Rick Castro foi um dos criadores do abravanismo. Para quem não conhece o termo Abravanista nasceu após um depoimento de Patrícia Abravanel (isso mesmo, a filha do Silvio Santos) após seu sequestro, contando como tudo ocorreu tranquilamente enquanto esteve em cativeiro e que deveríamos amar os nossos sequestradores. Pronto: “A Abravanelabravanou!”, palavras de Rick.

Desde então o movimento vem colorindo, espalhando brilho, amor e liberdadeno mundo da arte, moda e música (imagine essa frase com um sopro de glitter). Além da ideologia romântica, o movimento difunde uma estética totalmente tropical, misturando cores flúor e metálicas em formas geométricas em roupas, makes e sapatos. Fazem parte do movimento o estilista Dudu Bertholini, Eli Sudbrack, (AVAF) e o designer Kleber Matheus.


Dentro da lista de trabalhos e colaborações de Rick, estão estampas com pegada abravanista para a marca Amapô. O artista e seu clã abravanista também esbanjaram o festival de brilho no clipe “Sapato Azul” da cantora Cibelle.



Leia também: O punk continua influenciando a moda; Um brinde às tachas, spikes, alfinetes e rasgos nas roupas


Imprimir