Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição

Cotidiano ribeirinho reproduzido em telas de Sebastião Mendes chega à Finlândia

Cotidiano ribeirinho reproduzido em telas de Sebastião Mendes chega à Finlândia
Por meio das obras do artista plástico Sebastião Mendes, as feições do povo ribeirinho e seus ícones vão chegar até o continente europeu. O artista, que tem sido convidado frequentemente para expor fora do país, começa a expor nesta terça-feira na Ava Galeria, na Finlândia.

Ao todo 15 telas ficam à mostra até o dia 30 de julho e na sequência, ele embarca para Portugal para integrar uma nova exposição, desta vez, na cidade de Cascais.

Cacerence, Sebastião Mendes começou aos oito anos de idade a desenhar. Com 10 anos já pintava em óleo sobre tela e aos 16 anos fez sua primeira exposição. Desde então não parou mais de produzir e hoje é conceituado no Brasil e internacionalmente, tendo percorrido a Suíça, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal e Cuba.

“Quando você nasce com algo já definido para sua carreira as coisas acontecem mais fáceis. Aí encontra as pessoas certas que possibilitam a expor o seu trabalho, então tudo acontece”, fala o artista que tem como especialidade a reprodução da riqueza dos detalhes para transformar-la em arte, que ganha beleza em cores e formas. 

Atualmente Sebastião Mendes mora no município de Cáceres, tendo feito estadia nos Estados de São Paulo, por oito anos, no Rio de Janeiro, por dois anos, e em Minas Gerais, por um ano, tem projeto de abrir um ateliê em Cuiabá, ainda este ano.

O artista plástico ocupa hoje a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, com sede no Rio de Janeiro, por onde passaram Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oscar Niemeyer.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cultura, esse projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (Proac).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet