Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

feminismo

Artista de rua cria projeto para protestar contra cantadas de rua

Mexer com uma mulher na rua não é divertido, não é engraçado e não é elogio: trata-se de agressão. Para provocar uma reflexão sobre assunto e deixar claro que as mulheres não gostam de receber cantadas baratas e inconvenientes por aí, a artista norte-americana Tatyana Fazlalizadeh criou o projeto Stop Telling Women to Smile (“Pare de Mandar as Mulheres Sorrirem”, em português).

A artista, conhecida por suas pinturas a óleo, decidiu se aventurar nos muros, colando retratos e dizeres de mulheres que já foram agredidas com essas cantadas na rua. Tatyana reuniu um grupo de mulheres e conversou com elas sobre o fardo que é ter de ouvir gracinhas toda vez que saem de casa, seja para passear, trabalhar, ir para a faculdade ou ao mercado. Em seguida, um retrato de cada uma delas foi tirado e serviu como base para o desenho. “Eu desenho seus retratos e coloco nas ruas, então estou dando um rosto para essas palavras. Não é apenas ‘ei, a sua agressão faz mal’, você consegue ver o rosto dessas mulheres, que passam por isso diariamente“, explicou a artista.

O projeto chegou também à Cidade do México e, após uma campanha de crowdfunding via Kickstarter, deve acontecer em cidades como São Francisco, Miami, Boston, Atlanta e Chicago. Confira alguns dos cartazes:



Todas as fotos © Stop Telling Women to Smile
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet