Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Literatura

Literatura e Fotografia

Reportagem fotográfica sobre o Pantanal vira livro e exposição

Foto: Mike Bueno

Reportagem fotográfica sobre o Pantanal vira livro e exposição
Um livro de reportagem fotográfica que retrata o Pantanal Mato-grossense será lançado nesta quarta-feira (11) no Pantanal Shopping, às 19h. Junto com o livro, será lançada também uma exposição com algumas das fotos. O fotógrafo é Mike Bueno, que durante 18 anos dedicou-se a fotografar o Pantanal e as transformações deste bioma.


Leia mais: Jovens encontram jeito de vir para o Brasil sem gastar nada com hospedagem;Veja como

Durante todo o trabalho, Mike registrou cenas únicas, condições climáticas extremas e a luta pela sobrevivência na seca e na cheia. Com um acervo de 250 mil fotos sobre o assunto, decidiu de publicar o livro “Pantanal: Selvagem – Wild – Salvaje” e montar a exposição.

A data foi escolhida estrategicamente. Bueno defende que o melhor momento para lançar um material aprofundado como este é agora, um dia antes do início da Copa do Mundo: “Uma época importante para mostrar o que o Pantanal tem, para que as pessoas voltem e indiquem este lugar” – assim como fez o fotógrafo há quase 20 anos, quando deixou a cidade de Monte Belo, em Minas Gerais, para viver mais próximo ao bioma que o encantou.



“Mike é um apaixonado pelo Pantanal. Daqueles que mesmo atolado na lama, devorado por mosquitos, deixa escapar um sorriso de menino por trás de sua câmara”, diz um trecho da apresentação do livro escrita por Lawrence Wahba, um dos principais documentaristas de natureza do país.

O fotógrafo também já registrou a natureza pela Patagônia, no Deserto de Atacama, nos Estado Unidos, Canadá, pelo Velho Continente e até no Japão. Mas nenhum desses locais o conquistou tanto como o Pantanal mato-grossense. “Poderia ficar a vida toda fotografando este lugar sem ter repetição”, afirma.

De acordo com a assessoria, em mais de 130 viagens pelo Pantanal Mike Bueno registrou as diferentes fases vividas pela flora e fauna pantaneira, inclusive as maiores inundações e as piores secas. “Pegamos uma seca extrema [em 2010], a maior dos últimos 50 anos. Vimos jacaré matando jacaré para sobreviver”. Outra cena marcante registrada pelo fotógrafo é a de jacarés cobertos por uma lama seca para suportar o calor seco excessivo – trata-se do processo de estivação, período de dormência pelo qual passam determinadas espécies para sobreviverem a adversidades ambientais.

A foto da capa do livro é umas das mais especiais para Bueno. O fotógrafo registrou um ataque de uma onça pintada em um rio. “As capivaras fugiram ao nosso encontro e a onça veio correndo na mesma direção. Eu fui fotografando a onça, não sabia se parava de fotografar. A cena foi perfeita”, relembra.

A reportagem completa tem 352 páginas, e é editada pela Entrelinhas em três idiomas (português, inglês e espanhol.Sessenta imagens que estão no livro foram também selecionadas para compor a mostra fotográfica que será lançada junto com o livro. O visitante também poderá adquirir um conjunto de 16 cartões postais com fotos selecionadas a partir do livro.

Serviço:

Lançamento do livro: 11 de junho de 2014, às 19h, no Pantanal Shopping.
Exposição: de 11 de junho a 13 de julho, no Pantanal Shopping.
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet