Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Gastronomia em casa

Hambúrguer caseiro é boa opção para uso do corte bovino Bananinha; confira receita

13 Mai 2014 - 09:08

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Hambúrguer caseiro é boa opção para uso do corte bovino Bananinha; confira receita
A carne bovina nos apresenta variados cortes para as mais diversificadas receitas que, preparadas corretamente, fazem acabar a “ditadura da carne de primeira”. A Bananinha, por exemplo, não está na lista dos cortes mais conhecidos, mas seu sabor e textura caem bem em pratos como, por exemplo, o hambúrguer caseiro.

A Bananinha, ou Contrafilé de Costela, é uma faixa de carne entre as ripas de costela bovina, vem acompanhada de uma faixa de gordura e é ideal para grelhar, fritar, assar em forno ou churrasco.

A 3ª edição do Caderno de Receitas da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) traz a receita do Hambúrguer de Bananinha, desenvolvida pelo cozinheiro e food stylist Thiago Suíço.

Confira:

Hambúrguer de Bananinha com Batatas Rústicas | Thiago Suíço

INGREDIENTES

500 g de bananinha
1 ovo
30 g de cebola picada
2 dentes de alho picados
4 bolachas de água e sal
Sal
Pimenta-do-reino
1 tomate italiano
Queijo cheddar tipo lanche
2 batatas grandes
Pão de hambúrguer sem gergelim
Maionese
Catchup

MODO DE PREPARO

Com a faca, corte a bananinha em pedaços bem pequenos e reserve. Pique o alho, a cebola e misture com a carne. Tempere com o alho e a cebola. Triture as 4 bolachas até obter uma farinha. Misture com o restante da carne e acrescente o ovo. Misture bem e reserve. Pegue 1/3 da carne e faça um bolinho no formato de hambúrguer e frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo e um galho de alecrim. Corte o pão de hambúrguer ao meio e sele os dois lados. Passe maionese, catchup, acrescente o tomate em rodelas, queijo cheddar e o hambúrguer já frito. As batatas você deve cortar em gomos, temperar com sal e pimenta-do-reino e deixar no forno de 30-40 minutos em fogo alto. Aos 15 minutos vire o
lado das batatas e deixe-as assar pelos 15 minutos restantes. Quando estiverem douradas retire-as e jogue um pouco de alecrim caso queira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet