Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

arte e cultura

Exposição "A poética de Calé Marien" estreia Museu Universitário de Rondonópolis

Foto: Reprodução

Exposição
Como parte da 12° semana de museus “Coleções criam conexões”, ação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis abre sua primeira exposição até o dia 17 de maio.

Leia mais: Encontro de Cultura Popular incentiva intercâmbio de experiências entre estados e países

A mostra em questão é um coletânea de desenhos e poesias do autor e artista plástico Calé Marien. A exposição é resultado do projeto de pesquisa "A poética de Calé Marien: documentação, curadoria e ação museológica itinerante", realizada de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2014 pelo grupo de pesquisas Interfaces: História, Museologia e outras Ciências, com a coleção de desenhos e poesias de Calé Marien.

O resultado deste trabalho também gerou vários artigos científicos e algumas publicações. E, a partir de agora, os pesquisadores envolvidos estão lançando a proposta de itinerância aos professores interessados em levar a exposição para as salas de aulas e desenvolver um trabalho interdisciplinar.

De acordo com a assessoria, o grupo estudou três metodologias interdisciplinares que serão apresentadas aos professores em oficinas para depois levarem a exposição por dez dias. A ideia é estimular o diálogo de educação museal e patrimonial e dar continuidade às pesquisas.

Os interessados poderão se inscrever no Núcleo de Documentação Histórica Otávio Canavarros - NDHOC/HIS/ICHS/CUR ou pelo e-mail: museu.ufmt.rondonopolis@hotmail.com. A primeira oficina será no próximo dia 07 de junho.

Quem for à UFMT ainda poder ver as exposições “A Poesia do Olhar”, do curso de Letras e História; “A Poética dos Espaços Íntimos: Um Olhar Sobre A Te-Arte”, do departamento de Educação e a “3ª Mostra de Memória da Escola”, do Centro de Documentação do Núcleo de Pesquisa em Educação, que apresenta móveis e vários materiais pedagógicos que fizeram parte do processo educacional no Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet