Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

40 anos

Centro Cultural da UFMT ganha novas cores com intervenção artística de Ana Ruas

Foto: Reprodução/ UFMT

Centro Cultural da UFMT ganha novas cores com intervenção artística de Ana Ruas
Depois de muito tempo negando a arte de rua como expressão cultural legítima, vários pontos de Cuiabá recebem intervenções para colorir a cidade. Diversos pontos já receberam as artes dos artistas plásticos Jhon Douglas e Rafael Jonnier. A Casa Barão de Melgaço também se prepara para um mega-projeto do pintor Babu. Agora, em comemoração aos 40 anos do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, a fachada do Centro Cultural também ganha novas cores.

Leia mais: Fotógrafo especialista em retratos chega à Cuiabá para temporada de "clicks"

As pinceladas sugerem jogos de perspectiva, em um efeito que lembra a tridimensionalidade. A artista plástica gaúcha e radicada em Campo Grande (MS), Ana Ruas (47), por meio da intervenção Percurso, é quem coordena a intervenção artística, criando um diálogo direto com a arquitetura do MACP. “Ao longo de meus 27 anos de carreira, minha especialidade é criar em espaços públicos, como viadutos e fachadas de instituições. Já realizei obras em diversos lugares do país, do Rio Grande do Sul ao Alagoas”, disse. O foco de estudos e pesquisa na obra de Ana Ruas são as dobras, linhas e perspectiva.



“Esta imagem apresenta formas simples e de fácil leitura. Estabelece um diálogo entre a pintura e arquitetura, a arte e a instituição pública, por meio de formas dobráveis, que indicam entradas e saídas, espaços internos e externos, pequenos ou grandes. Uma linha horizontal caminha por toda a extensão do prédio, de forma subjetiva indica um percurso, um caminho. O percurso dos 40 anos da instituição”, explica a artista.

A obra está sendo conduzida em três dias com a equipe da artista, composta por quatro pintores e seu assistente de produção, Waldir Tadeu Rosa do Carmo – todos eles provenientes da capital sul-mato-grossense.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet