Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cinema

pré-lançamento é hoje

Documentário Padre Firmo - Uma história de Fé retrata a biografia do sacerdote de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Documentário Padre Firmo - Uma história de Fé retrata a biografia do sacerdote de Mato Grosso
“Padre Firmo – Uma História de Fé” retrata a biografia do homem simples no documentário que será pré-lançado nesta quinta-feira (30), às 19h30, no Estúdio Macedo Filho. Padre Firmo é reconhecido como um visionário de fé, onde famílias vinham do interior de Mato Grosso em busca da cura de doenças. O documentário traz cenas da famosa missa das quartas-feiras no ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo, com depoimentos de milagres, bem como imagens da demolição da primeira igreja da Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá.

Leia também: José Medeiros realiza expedição fotográfica no Pantanal em fevereiro; Entenda

Firmo Duarte Pinto Filho deixou também a seus alunos gratidão pela sua disciplina, aos 77 anos, na manhã do dia 09 de março, de 2005, após uma insuficiência cardiorrespiratória, onde tudo é contado em 47 minutos no vídeo documentário, realizado pela produtora cultural Meire Pinheiro, por meio do Programa de Apoio à Cultura (Proac 2013), da Secretaria de estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).



Dedicado em sua caminhada pela fé ele quem iniciou o evento “Vinde Vede”, onde acabou por falecer horas depois quando pregava alegre para aquela multidão fervorosa debaixo de 40 graus, no último dia do retiro. Considerado como o maior encontro de orações da igreja Católica no Estado, o “Vinde Vede”, tradicionalmente realizado no período de Carnaval, reuniu no estádio Governador José Fragelli, o Verdão, mais de 30 mil pessoas naquele ano.

Um momento interessante do vídeo conta a saga da demolição da antiga Catedral, com imagens, além de vários depoimentos sobre a luta do padre para angariar fundos para a construção da nova, que foi erguida no início dos anos 70. Isso inclusive lhe rendeu uma homenagem na pintura do mosaico da igreja Catedral, onde tem o Cristo com muitos anjos em volta e aos pés de Jesus o desenho da Basílica, onde fez na porta da igreja um homem retratando o Padre firmo.



O documentário conta também a emocionante história de Falcãozinho, um menino de cinco anos com um tipo de câncer sem cura, que pediu a sua mãe para fazer a 1ª Comunhão. Por 12 dias padre Firmo consagrou o menino Francisco Augusto Falcão, que para ele o garoto era um sinal de Deus na vida de todos os que o rodeava. Tanto que fez um livro entitulado “Falcãozinho” e abriu uma creche com o mesmo nome para ajudar aos menos favorecidos.

Trajetória

Filho caçula de Maria Dimpina, herdou da mãe o gosto pela literatura e cultura mato-grossense. Do município de Cáceres, enquanto morou em Cuiabá, sua infância e adolescência foi na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizado o Centro Geodésico da America do Sul.

Ordenou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, pe. Firmo foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período implementou um projeto primado por uma nova e dinâmica pedagogia especialmente voltada para as comunidades indígenas missionadas em Sangradouro, Merure e São Marcos.

Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá” e atuou também como diretor da Missão Salesiana em Mato Grosso.

É membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), onde tomou posse em 08 de dezembro de 1997. Escreveu também o livro “Mulher - a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.

O pré-lançamento será no Estúdio Macedo Filho, localizado na rua Campos Sales, nº 36, bairro Santa Helena, em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet