Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cinema

festival de cinema e vídeo de cuiabá

Olho Nu sobre Ney MatoGrosso e De Menor estão na lista dos filmes que serão exibidos no Cinemato

Foto: Reprodução

Ney Matogrosso

Ney Matogrosso

O motor impulsionador do cinema em Mato Grosso está ligado. E para começar a gerar expectativas e discussões, o 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, já anunciou os dois primeiros longas-metragens que serão exibidos durante a mostra entre 19 e 25 de fevereiro. “Olho Nu” um filme documentário sobre a vida do cantor Ney Matogrosso e “De Menor” que debate o universo da infância e juventude sobre o ponto de vista jurídico, com menores infratores, defensores públicos e juízes. Mas o melhor de tudo isso é que toda a programação do Cinemato é gratuita, inclusive com sessões itinerantes em escolas e penitenciárias.

Leia também: Amantes da fotografia preparem as máquinas: curso gratuito no Misc em fevereiro

Dirigido por Caru Alves de Souza, “De Menor” é uma obra de ficção, mas visa debater a questão da redução da maioridade penal, como a própria diretora elencou, que gostaria que o filme desse vazão à este debate junto a sociedade.

O filme conta a estória de Helena, uma defensora pública que se vê às voltas com a impossibilidade de resgatar os jovens pelos quais luta. A narrativa irá perpassar as dificuldades enfrentadas com relação à impessoalidade do judiciário, que não leva em conta os pormenores de cada vida a qual julgam. Perda e abandono, são os temas principais do longa, em uma busca incessante da protagonista para romper este ciclo.

Filme "De Menor" retrata o abandono dos jovens


Já “Olho Nu” como propõe o nome, busca desnudar o homem por trás da fama, e trás imagens inéditas de Ney Matogrosso, guardadas pelo próprio artista em momento como os camarins dos shows, antes das apresentações do grupo Secos & Molhados.

Com uma narrativa não-linear, o filme quer passar pela vida tanto pessoal quanto artística de Ney, mas com um olhar mais humano, para mostrar a incessante batalha em sempre se transformar. O diretor Joel Pizzini define a obra como filme-ensaio, pois, foge dos padrões e se torna um documentário de criação, que não é estritamente biográfico.

“Olho Nu” traz Ney com e sem máscaras. Traz Ney metamorfoseado em todas as suas facetas, as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e o ideário político que permeia o repertório do artista.

“Este não é um filme ‘sobre’, mas ‘com’ ou ‘através’ de Ney Matogrosso”, definiu o diretor.

Bom, agora é só esperar para ver e aguardar a programação completa do festival que irá trazer a boa safra dos filmes brasileiros às telonas de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet