Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

receita

Cozinha experimental investe em doces sem açúcar e de baixa caloria; Aprenda a fazer

Foto: Reprodução / Ilustração

Cozinha experimental investe em doces sem açúcar e de baixa caloria;  Aprenda a fazer
Muitas pessoas não podem comer os vários doces que acompanham a ceia de natal, seja por conta da diabetes ou por estarem de dieta.

Leia mais: Aprenda como fazer o peru de natal recheado de forma simples; Veja receita

Pensando nestas pessoas, a cozinha experiemental Tal e Qual desenvolveu duas receitas de sobremesa preparadas sem açúcar e de baixa caloria.

Confira:

Mouse de Chocolate, Laranja e Cravo

Ingredientes:

• 8 barrinhas de Chocolate ao leite Gold
finamente picadas (125 g)
• 2 claras (80 g)
• 2 colheres (sopa) de Tal e Qual (4 g)
• 2 colheres (chá) de amido de milho (8 g)
• ½ colher (chá) de cravo em pó (1 g)
• Raspas de 1 laranja (5 g)
Rendimento: 7 porções de 30g cada
Tempo de Preparo: 20 minutos

Preparo

Em uma tigela, junte ½ xícara (chá) de água (100 ml) fervente e adicione o chocolate, mexendo bem para que derreta e forme uma calda homogênea. Deixe descansar até chegar à temperatura ambiente.

Em uma panela pequena, junte o Tal e Qual, o amido de milho, o cravo e as raspas de laranja junto de ½ xícara (chá) de água (100 ml), e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente, até a mistura ficar em ponto de mingau mole.

Em uma batedeira, bata as claras até estarem em ponto de neve. Com a batedeira ainda ligada, despeje aos poucos a mistura de amido de milho e Tal e Qual ainda quente, formando um fio contínuo. Bata por mais 4 minutos ou até que as claras esfriem.

Junte metade das claras à calda de chocolate e incorpore bem. Em seguida, adicione o restante das claras e mexa delicadamente com a ajuda de uma espátula, com movimentos de baixo para cima.

Disponha a mistura em tacinhas ou copinhos individuais de sobremesa e leve à geladeira por 3 horas ou até que endureça. Decore com raspinhas de laranja e sirva a seguir.

Variações: você pode substituir as raspas de laranja por raspas de limão e o cravo em pó por canela, cardamomo ou pimenta síria. Dica: na hora de montar as sobremesas, adicione frutas na base dos copinhos, como mirtilos ou damascos, e complete com a mousse, levando à geladeira em seguida.

Informação nutricional (1 porção)

Valor calórico: 120,60 kcal
Carboidratos: 13,70g
Proteínas: 4,10 g
Lipídios: 4,00g
Fibras: 1,00 g

Bolo Denso de Chocolate com Maçãs em Calda



Ingredientes:

Para o Bolo:
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
• ½ xícara (chá) de amido de milho (100 g)
• ½ xícara (chá) de cacau em pó (40 g)
• 1 colher (sopa) de fermento químico (10 g)
• 1 xícara (chá) de Tal e Qual (26 g)
• 2 ovos (120 g)
• ¾ de xícara (chá) de margarina light derretida (135 g)
• ¼ de xícara (chá) de leite desnatado (50 ml)
• 2 maçãs com casca raladas no ralo fino (480 g)

Para a Calda de Maçãs:
• 3 maçãs fugis cortadas em fatias finas (650 g)
• 1 xícara (chá) de suco de laranja (100 ml)
• 1 e ½ colher (sopa) de Tal e Qual (3 g)
• ½ colher (chá) de fécula de batata (5 g)
Rendimento: 15 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Preparo

Para o bolo, Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento e o cacau em pó.

Em outra vasilha, junte o Tal e Qual, os ovos, a margarina, o leite e as maçãs raladas. Bata bem com o auxílio de um batedor de arames (fouet) até que comece a espumar, e junte a mistura aos secos.

Mexa delicadamente, sem bater. Disponha a massa em uma forma redonda de 25cm de diâmetro por 7cm de altura, e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que, quando espetar um palito no centro da massa, este saia limpo.

Para maçãs, disponha parte das fatias em uma frigideira antiaderente, uma ao lado da outra, e leve ao fogo médio. Quando a superfície das maçãs que está em contato com a frigideira estiver dourada, vire-as com a ajuda de uma pinça e doure o outro lado. Passe as maçãs para um refratário e repita a operação até que todas as maçãs tenham sido grelhados.

Dissolva a fécula de batata e o Tal e Qual no suco de laranja e adicione ¾ de xícara (chá) de água (150 ml) , e verta à frigideira ainda quente. Retorne à frigideira as maçãs grelhadas, e cozinhe até que a calda ganhe corpo.

Desenforme o bolo, e, com um aro circular de 5cm de diâmetro, corte porções. Sobre cada porção, disponha as maçãs grelhadas e cozidas na calda e regue com a calda. Sirva em seguida ou leve à geladeira e sirva frio.

Variações: substitua as maçãs por outras frutas como pêssegos, nêsperas, peras ou figos (foto) maduros e vermelhos, mas ainda firmes. Dica: para aproveitar as aparas do bolo, esfarele-as e adicione geleia diet de damasco até dar liga. Com as mãos, enrole pequenas bolinhas, passe-as pelo xerém (castanha de caju picada) e sirva acompanhando chás e cafés.

Informação nutricional (1 porção)

Valor calórico: 120,60 kcal
Carboidratos: 13,70g
Proteínas: 4,10 g
Lipídios: 4,00g
Fibras: 1,00 g


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet