Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

sétima arte

Mostra simultânea em todo país marca Dia Internacional da Animação; veja programação em MT

Mostra simultânea em todo país marca Dia Internacional da Animação; veja programação em MT
Animar significa dar alma, trazer à vida. E o Dia Internacional da Animação é comemorado em 28 de outubro, pois, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin em Paris. De lá para cá, crianças, jovens e adultos, puderam se deleitar com os mais variados tipos de animação, que nos anos 2000, já começa a utilizar o 3D para realizar os desenhos. Com isto, a Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA) promove em todo o país, em mais de 200 cidades, uma mostra simultânea e gratuita de animação que também ocorre em 30 países. Em Mato Grosso, a mostra será em Cuiabá, Juscimeira e Rondonópolis.

Em Cuiabá, a mostra será realizada no SESC Arsenal, nos dias 24, 26 e 27 de outubro, exibindo as seleções de curtas-metragens de desenhos animados. Na quinta-feira (24) iniciam as sessões com exibição do Programa Infantil às 19h30. Já no sábado (26) e domingo (27), haverá sessões às 17h30, 19h30 e 21h30, com sessões dos três programas respectivamente: infantil, internacional e nacional.

Já em Rondonópolis, a mostra acontece no dia 28 de outubro, próxima segunda-feira às 19h30, no Espaço Cultural do SESC Rondonópolis. Em Juscimeira, a mostra também será no dia 28, às 19h30, na Praça da Matriz, no centro do município.

Os desenhos animados começaram a nascer a partir de Émile Reynaud, que conseguiu transformar dispositivos inventados para projetar animação às plateias, e criou a primeira película de cinema, similar a utilizada ainda hoje.

Outro nome cujos historiadores consideram como também um dos pais da animação é o francês Émile Cohl, autor do filme “Fantasmagorie”, o primeiro totalmente animado da história. Foram 700 desenhos individuais que em um processo de cinco meses resultaram em um filme de dois minutos, lançado em 1908.

Mas, quando falamos de animação, o que vem à cabeça são os Clássicos de Walt Disney, que renderam ao visionário mais de 60 indicações ao Oscar, e 26 estatuetas. A Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem produzido pela Disney, e lançado em 1937, demorou cerca de três anos para ser finalizado.

As produções de Walt Disney fizeram sucesso ao redor do mundo, e em 1940, lançaram o filme Fantasia, cuja trilha-sonora utilizou música clássica. A música erudita irá acompanhar grande parte dos longas e curtas da Disney.

A animação também é utilizada com filmes com personagens reais, como é o caso de Uma Cilada para Roger Habbit de 1988, que conta a história de um mundo paralelo onde os personagens animados vivem, mas, o mistério gira em torno dos assassinatos à estas animações.

Os desenhos apesar de muitos já serem antigos, continuam sendo vistos e revistos por todas as gerações, e independente de ser adulto, todos devem deixar a criança interna falar mais alto, que seja, para dar um pulo ao SESC Arsenal e apreciar a sétima arte animada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet