Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Pacto com o diabo e vazios existências invadem a tela do "Imagens em Pauta" desta terça

Foto: Reprodução

Pacto com o diabo e vazios existências invadem a tela do
A história é bastante conhecida e se tornou um clássico da literatura universal, embora tenha nascido na Alemanha. O personagem principal, Fausto, é um alquimista erudito que ocupa seus dias em aprender tudo o que os humanos podem conhecer. Mas ao mesmo tempo esta figura emblemática enfrenta um vazio existencial e um sentimento de insatisfação constante.

Leia mais: Imagens em Pauta retoma clássico do cinema alemão e traz três visões sobre a maldade humana
Imagens em Pauta inicia novo ciclo repleto de drama e romance


Certo dia, ao reclamar de um verso da bíblia, seu cachorro transforma-se em um demônio com aparência humana. O diabo propõem a Fausto um pacto que lhe garantirá todos os prazeres e desejos pessoais. Fausto aceita e, ao se apaixonar por Margarida, a faz passar por maus bocados que acabam em tragédia.

Esta é, resumidamente, a história do poema “Fausto”, do escritor alemão Goethe. Escrito em forma de peça, mais para ser lido do que interpretado, a obra inspirou o filme de mesmo nome que pode ser conferido hoje, às 19h, no Sesc Arsenal.

Goethe levou 60 anos para concluir “Fausto”, livro que representa a experiência de toda a sua existência. Além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Sob este aspecto, o mito faústico transforma-se em um “mito vivo”, um relato que confere modelo para a conduta humana.

A adaptação para o cinema ganhou aspectos mais sombrios, tanto que é classificado como um filme de terror. Datado de 1926 e dirigido por F. W. Murnau, um dos destaques de “Fausto” nas telas é a interpretação de Emil Janning como o diabo.

O filme faz parte dos clássicos do Expressionismo Alemão, prestigiado pelo “Imagens em Pauta” desde setembro. Após a sessão, as pessoas podem trocar ideias e opiniões sobre o que foi assistido tomando um capucciono, oferecido pelo Sesc.

Serviço:

Filme: “Fausto”
Classificação: 16 anos
Local: Sesc Arsenal
Hora: 19h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet