Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

o poetinha

No centenário de Vinícius de Moraes “Arca de Noé” ganha novos arranjos

Foto: Divulgação

No centenário de Vinícius de Moraes “Arca de Noé” ganha novos arranjos
Há exatos 100 anos nascia no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, Marcus Vinicius de Moraes, ou apenas o poeta Vinícius de Moraes. Diplomata, dramaturgo, jornalista e compositor brasileiro marcou época e ainda embala temas de novela e romances contemporâneos. 

Leia mais: Com presença de feras do game, SK Anime promove III The Fighter em Cuiabá
Eclipse lunar poderá ser visto em Cuiabá a partir das 17h30


Porém, não só de amor eram preenchidas as letras e poemas do ‘Poetinha’, apelido dado por Tom Jobim. Ele também deixou de espólio uma série de canções infantis que no ano de seu centenário ganha nova roupagem e intérpretes.

Com a co- produção da cantora Adriana Calcanhoto, as música que compõem o álbum Arca de Noe, de 1980, ano da sua morte, foram regravadas por vozes como, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Maria Bethânia e outras figuras ilustres fazem o coro das 17 faixas reeditadas para homenagear Vinicius.

Em entrevista ao site G1, a filha do poeta, Susana Moraes, declarou que "A arca" foi feito para "uma nova geração de crianças e para seus pais ouvirem juntos". "Faz-se muita bobagem para as crianças hoje em dia, muita coisa condescendente. Crianças são inteligentes e percebem as coisas muito mais do que os adultos pensam. Elas querem algo de qualidade, com músicos bons e arranjos interessantes". Suzana elaborou o projeto junto com Dé Palmeira, Adriana Calcanhotto e Leonardo Netto. A obra é um lançamento da gravadora Sony.

Com uma biografia vasta de obras que percorrem o cenário da literatura, música e teatro, o Poetinha foi fundamental para a criação do movimento musical brasileiro, a Bossa Nova. Ele e Tom Jobim, parceiro fiel de dezenas de composições, escreveram juntos canções que fazem parte do álbum que marcou o início do movimento, “Canção do Amor Demais.

O LP traz como interprete a cantora Elizeth Cardoso que eternizou a canção mais importante daquele movimento, “Chega de Saudade”, com a ajuda de João Gilberto, na época um jovem violonista que com tinha um jeito diferente de tocar seu violão, com uma batida diferente, a da Bossa Nova.

Vinícius de Moraes morreu no mesmo bairro em que nasceu, Gávea, no dia 6 de julho de 1980, depois de ter passado mal na banheira da casa onde morava. Naquele ano, o Poetinha planejava junto ao seu parceiro e amigo Toquinho o lançamento do volume dois do álbum “Arca de Noé”.

Confira a as faixas que compõem o álbum

1) “A arca de Noé” - Maria Bethânia, Seu Jorge e Péricles
2) “O leão” – Caetano Veloso e Moreno Veloso
3) “O pato” – Zeca Pagodinho
4) “O peru” – Arnaldo Antunes
5) “O gato” – Mart´nália
6) “O pintinho” – Erasmo Carlos
7) “A corujinha” – Chitãozinho & Xororó
8) “As borboletas” – Gal Costa
9) “A formiga” – Mariana de Moraes
10) “A aalinha-d’angola” – Ivete Sangalo e Buraka Som Sistema
11) “O pinguim” – Chico Buarque
12) “A cachorrinha” – Maria Luiza Jobim
13) “O elefantinho” – Adriana Partimpim
14) “As abelhas” – Marisa Monte
15) “A foca” – Orquestra Imperial
16) “São Francisco” – Miúcha e Paulo Jobim
17) "A casa” – Vinicius de Moraes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet