Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

visão

Criadores da “Partícula de Deus” ganham Nobel 49 anos após formularem teoria

Foto: Reprodução

François Englert e Peter Higgs, vencedores do prêmio Nobel de Física

François Englert e Peter Higgs, vencedores do prêmio Nobel de Física

Quase meio século após terem formulado a estipularem a existência do que ficaria conhecido como “Partícula de Deus”, o Bósson de Higgs, Peter Higgs e François Englert foram premiados com o Nobel da Física de 2013. A existência do bósson só foi comprovada em 2012, em um experimento feito no Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Cern (Organização Europeia de Pesquisas Nucleares), situado na Suíça.

Leia mais: Nobel Alternativo 2013 divide prêmio entre 5 vencedores

Toda a Física do “Modelo Padrão” das partículas que descrevem como o mundo é constituído é baseada na existência do Bósson de Higgs. Caso a existência dele não fosse comprovada, grande parte de todos os estudos já feitos nessa área teriam que ser “jogados no lixo”.

O Bósson de Higgs é um campo de força que dá massa às partículas, como o Top Quark e o Elétron. Quanto mais massa uma partícula possuí, é porque mais ela interagiu com o campo de força. Para conseguirem chegar ao Bósson de Higgs foi preciso construir a maior máquina já feita, o LHC, um túnel de 27 quilômetros embaixo da terra, localizado entre a Suiça e a França.

O prêmio

O Nobel é o mais alto prêmio que deram contribuições de grande destaque a humanidade, prioritariamente nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Ele foi criado por Alfred Nobel, químico sueco o criador da dinamite que deixou uma herança substancial que banca, até os dias de hoje, grande parte da premiação.

Desde 1901, o Nobel de Física foi concedido a 194 pessoas em 106 premiações. O mais jovem a ser premiado foi Lawrence Bragg, que em 1915, quando ganhou, tinha apenas 25 anos. Ele é o mais jovem ganhador de qualquer Nobel, não apenas de física.

O mais velho ganhador do de física é Raymond Davis Junior, que tinha 88 anos quando levou o prêmio, em 2002. John bardeen foi o único físico a receber o prêmio duas vezes - uma vez por seu trabalho com semicondutores e outra por sua pesquisa com supercondutividade. Em mais de um século de premiações, apenas duas mulheres ganharam o Nobel de Física.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet