Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

a estrela

Sol será visto de perto neste final de semana; astrônomo antecipa, “você nunca verá um sol igual ao outro”

Foto: Arquibo Baldaci

Sol será visto de perto neste final de semana; astrônomo antecipa, “você nunca verá um sol igual ao outro”
Os cuiabanos terão a oportunidade de participar de uma experiência inusitada e proporcionada a poucos; observar o Sol e suas explosões. A chance de ver a estrela será neste sábado (28) e domingo (29), na praça do ginásio Verdinho, localizado na entrada do CPA.

Leia mais:Primavera em Cuiabá perde colorido dos Ipês e fica ‘carente’ de flores
Astrônomo de Cuiabá faz primeiros registros da Nova estrela Delphinus

O astrônomo amador Eduardo Baldaci é o responsável pelo evento e afirma que, cada um verá um sol diferente. “Você nunca verá um sol igual ao outro. Ele não é como a Lua que quando olhamos vemos as mesmas imperfeições, crateras, ele muda constantemente como se fosse algo vivo”, antecipa.

Esta é a primeira vez no estado de Mato Grosso que um astrônomo amador disponibiliza equipamento com tecnologia de ponta para contemplação do Sol. O telescópio que permitirá esta façanha foi trazido por Eduardo Baldaci dos Estados Unidos. Ele é um dos poucos astrônomos amadores do Estado que busca aprofundar-se na ciência que estuda corpos celestes como planetas, estrelas e galáxias.

Eduardo Baldaci mostra as atividades solares para menino durante evento no Children´s Museum em Boca Raton, Florida-USA
Eduardo Baldaci mostra as atividades solares para menino durante evento no Children´s Museum em Boca Raton, Florida-USA

Recentemente, ele esteve nos EUA a procura de novos conhecimentos e trouxe consigo o equipamento que estará a disposição dos curiosos na praça do Verdinho. Os interessados pagarão uma taxa de R$ 5 para ajudar na continuidade do projeto ambicioso que Baldaci anseia para Cuiabá, a construção de um Centro de Observação.

“Há oito anos eu tento instalar aqui um Centro de Observação, porém sou autônomo e não conto com ajuda do governo ou patrocínio, dessa forma eu dependo dessa ajuda para comprar novos equipamentos e investir no observatório que, se não for público será particular”, ambiciona.

Recursos

O telescópio que auxiliará na observação do Sol foi um dos investimentos de Baldaci que contou com um pouco da ajuda dessas observações. Segundo o astrônomo amador, o equipado possui os mesmos filtros das missões de estudos solares da NASA.

“Ele permite ver os flares, manchas, granulações, espículas, filamentos e plages da estrela Sol. Tudo isto sem causar nenhum dano à visão, pois a observação solar é uma das mais arriscadas quando feita em instrumentos impróprios”, detalha Baldaci.

Serviço

Quando: Sábado (28) e domingo (29)
Horas: 7h30 às 10h30 e 16h30 até 18h.
Onde: Verdinho - CPA 1
Quanto: R$ 5
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet