Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

'Fotos & Afetos'

Fotógrafo mato-grossense lança curso virtual e consultoria para potencializar processos criativos

Foto: Reprodução

Fotógrafo mato-grossense lança curso virtual e consultoria para potencializar processos criativos
O projeto "Fotos & Afetos" será lançado nesta quinta-feira (7) pelo fotógrafo mato-grossense Fred Gustavos. De acordo com ele, trata-se de um "guarda chuva" de produtos para potencializar processos criativos. Disponível no site do artista, a proposta se divide em dois cursos online e um serviço de consultoria. Além do material em videoaulas na plataforma Hotmart, os cursos online contam com ebooks simplificados e intuitivos. 

Leia também 
Cuiabana corre 42 km na Maratona de Tóquio e completa mandala das seis maiores corridas do mundo


Como incentivo social, ele está ofertando o curso por apenas R$ 1 através do cupom de desconto MTCRIATIVO, válido somente até sábado (9). Um dos cursos online, que carrega o nome do projeto mãe, Fotos & Afetos, visa estimular a criatividade e a experimentação de fotógrafos e apreciadores das artes visuais por meio da fotografia.

Nele, a fotografia é trabalhada como uma linguagem a ser explorada por meio de provocações artísticas e conceituais.  Os questionamentos buscam redefinir a imagem e expandir os limites. O foco está na observação do processo criativo e nos afetos que influenciam esse percurso.

“Durante o curso, serão abordadas tanto questões práticas quanto teóricas da fotografia, possibilitando ampliarmos os horizontes críticos na interpretação da imagem. O programa é voltado tanto para aqueles que já possuem familiaridade e experiência na área da fotografia, quanto para os iniciantes. Servindo a todas as pessoas interessadas em artes visuais oferecendo oportunidades para a exploração e criação de imagens com as quais possam se identificar”, explica. 

O segundo curso, com o nome Portfólio Criativo, é destinado a todos aqueles que reconhecem um compromisso com seu trabalho e desejam apresentá-lo de maneira significativa para o mundo. O curso oferece orientações para a criação de um portfólio autoral, visando posicionar o artista ou profissional de forma mais coesa e confiante em suas produções e ideias.



Valoriza-se a trajetória do participante, fornecendo orientações sobre a curadoria do seu acervo e a documentação dos trabalhos realizados. Além disso, são compartilhadas dicas para que o próprio artista ou profissional possa se autodescrever e fotografar utilizando recursos disponíveis.

Fred apresenta os tipos de portfólio e dá dicas do que mostrar e de como organizar o material. São dicas que atendem portfólios de várias modalidades artísticas, com maior amplitude na economia criativa, como as artes da cena, música, audiovisual e artes visuais. 

“Para alguns, um site ou um livreto impresso é essencial para apresentar com profundidade a pesquisa e trajetória envolvida. No entanto, em qualquer situação, um PDF bem estruturado se destaca como o melhor cartão de visita para o artista ao se comunicar com seu público e potenciais apoiadores, sejam eles clientes, colaboradores, investidores ou outros que estejam interessados em adquirir a ideia ou projeto”, argumenta o artista.

Além dos cursos gravados e disponibilizados na plataforma online, há a possibilidade de contratação de serviço de consultoria individual. O serviço personalizado, mais flexível do que as outras opções, é contratado por hora, podendo responder de forma direta ao objetivo de quem busca informações sobre criatividade, experimentação e organização de trabalhos artísticos.

Complementando as gravações dos cursos online, ebooks e a consultoria, a plataforma Fotos & Afetos traz ainda uma loja de fotografias fine-arts para colecionismo ou decoração. Na loja, é possível selecionar a fotografia desejada e o tamanho da impressão. O comprador recebe o material em casa.

O projeto Fotos & Afetos foi viabilizado através do edital Starter MT Criativo, elaborado pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel). O edital destinou R$ 2 milhões para impulsionar negócios criativos através da seleção de 40 projetos de criação e desenvolvimento de produtos ou serviços da economia criativa em Mato Grosso.

Mato Grosso Criativo é um programa que envolve ações de cinco secretarias de estado com o objetivo de criar incentivos para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense.  O programa investe em ações de capacitação, formação, fomento e empreendedorismo.

Desde 2016, Fred apresenta seus trabalhos em concursos e mostras coletivas, em Mato Grosso e outros estados. Em 2018, participou no reality-show Arte Na Fotografia, realização do canal Arte 1. Também concebeu exposições, como "Flora Et Lumen" e "Saberes Pelas Mãos Do Tempo", que circulou pelo Sesc MT. Estimulado por suas experiências, o Fotos & Afetos surgiu da percepção da carência de abordagens reflexivas e conceituais na prática fotográfica.

Confira os links disponíveis dos cursos, consultoria e loja:

Link Fotos & Afetos: https://fredgustavos.com/fotos-afetos

Link Portfólio Criativo: http://www.fredgustavos.com/portfolio-criativo/

Link para contratação de consultoria: https://fredgustavos.com/consultorias

Link para galeria e loja on-line: https://fredgustavos.com/loja/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet