Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

SUMAC SESSIONS

Multiartista nacional ÀIYÉ grava show intimista com selo musical cuiabano; confira

Foto: Gabriel Venske

Multiartista nacional ÀIYÉ grava show intimista com selo musical cuiabano; confira
Atração da última edição brasileira do festival Primavera Sound, a multi-instrumentista, artista sonora, produtora musical e performer ÀIYÉ gravou uma performance de seu novo show no estúdio cuiabano SUMAC Records, para o projeto SUMAC Sessions, que já trouxe apresentações de diversos artistas locais. 

Leia mais
Aos 40 anos, ela aprendeu a andar de perna de pau e sonha com Carnaval de rua em Cuiabá: ‘empoderamento’

Gravado durante uma passagem recente da artista por Cuiabá, a apresentação traz o parte do repertório do elogiado segundo álbum solo da artista carioca, “Transes”, lançado este ano pela Balaclava Records, além de surpresas em uma performance emocional e intensa.

“Esta é uma session íntima, em que eu apresento entre as músicas do último álbum, pontos de umbanda e músicas do meu disco de estreia ‘Gratitrevas’ e conto um pouco de forma íntima o porquê das músicas e minha relação com elas. O vídeo foi gravado no último dia de uma turnê bem extensa, passando pelo Mercosul e diversos estados até chegar nesta que seria minha primeira vez em Cuiabá. Neste dia, recebi a notícia de que uma grande amiga de infância, uma pessoa muito importante pra mim, tinha feito a passagem. Estava num misto de tristeza e cansaço, e a música me deu a mão”, revela ela, sobre a performance, que ganhou contornos tão profundos e pessoais.

Larissa Conforto, a criadora por trás de ÀIYÉ, é fundadora da cultuada banda Ventre e possui uma carreira que inclui atuações como produtora artística em discos de renomados artistas brasileiros, além de dividir palcos com artistas importantes como Paulinho Moska. Ela também foi premiada na categoria Melhor Instrumentista do Prêmio RIFF e indicada na mesma categoria ao WME Awards.

No entanto, foi como ÀIYÉ que Larissa se destacou. O nome do projeto vem do plano terrestre da mitologia iorubá, e com ÀIYÉ, ela construiu uma ponte entre o material e o imaterial. Seu álbum de estreia, intitulado “Gratitrevas”, lançado em 2020, é uma obra que combina espiritualidade, ritmos de resistência e experimentação eletrônica, conquistando tanto o público quanto a crítica especializada, marcando presença na lista de melhores lançamentos musicais da APCA - a Associação Paulista de Críticos de Arte.

A jornada de ÀIYÉ não se limita à música, ela se estende a experimentações que incluem performances e instalações sonoras. Tais explorações ajudaram a moldar o seu som único, que transcende os limites do convencional e abraça o transcendental e o futurista.

O novo álbum, “Transes”, é o segundo trabalho solo da artista e promete levar o público a um mergulho profundo em um universo musical que une influências diversas. Com 13 faixas, o disco reflete uma artista que tem plena consciência de si mesma e busca a transcendência em sua música.

ÀIYÉ já marcou presença em grandes festivais e eventos online, consolidando sua posição como uma das artistas mais inovadoras da cena musical contemporânea. Agora ela se apresenta na SUMAC Sessions.

Iniciativa da SUMAC Records, tem por objetivo pesquisar, produzir, fomentar e difundir a música e a arte autoral de Mato Grosso em seu próprio estado e no cenário nacional, a performance está disponível para visualização no YouTube. Confira abaixo:
 

(com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet