A chuva de meteoros Geminídeas, que leva esse nome por ocorrer na constelação de Gêmeos, acontece sempre em meados de dezembro. Nesta quinta-feira (14) e na sexta-feira (15), ela poderá ser vista em algumas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso.
Leia também
Daniel faz show em Cuiabá para celebrar 40 anos de carreira e homenagear João Paulo
O Climatempo informou que o leste de Mato Grosso, perto da divisa com Goiás e no Pantanal, terão as melhores condições metereológicas para que a chuva de meteoros seja visualizada.
Em Cuiabá há risco de pancada de chuva na noite desta quarta-feira (14), mas a agência climática orienta que vale a tentativa de tentar ver o espetáculo no céu. O melhor horário para conseguir visualizar a chuva de meteoros em Mato Grosso será às 23h.
De acordo com o Climatempo, a chuva de meteoros Geminídeas é uma das maiores do ano e possui a maior quantidade de meteoros por hora. Chuva de meteoros é como as “estrelas cadentes” são chamadas popularmente.
O fenômeno é resultado da interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas. Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu.
As chuvas de meteoros acontecem por vários anos consecutivos e cada uma tem um época certa para ser visualizada. Elas são batizadas com o nome da constelação de onde parecem coemçar.
Geminideas ou Geminides (constelação de Gêmeos), Perseidas (constelação de Perseus), Leônidas (constelação do Leão) são algumas das chuvas de meteoros mais famosas.