Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Música

passos base e lambadinha

'Mestre do lambadão' lança curso com 15 aulas virtuais para aprender a dançar o ritmo

Foto: Reprodução

'Mestre do lambadão' lança curso com 15 aulas virtuais para aprender a dançar o ritmo
As aulas de lambadão criada pelo professor de dança Vlademir Reis já estão disponíveis no Youtube, no perfil "Lambadeiros de Elite", para quem quiser aprender os passos do ritmo que é tradicional entre os cuiabanos e mato-grossense. O curso "Aprenda a dançar o lambadão em casa" tem 15 aulas com duração média de cinco minutos. 

Leia também
Com entrada gratuita, exposição mescla pinturas e fotografias na Galeria Mandala

"Dependendo das habilidades, dá para ao menos, dar início a uma trajetória de sucesso", descontrai o exímio dançarino que desde 2007 realiza oficinas de ensino da dança, tanto para iniciantes, quanto para quem quer aperfeiçoar a performance e fazer bonito na pista. "Seja por diversão, seja porque vê no segmento da dança, uma potencial fonte de subsistência", explica Vlademir. 

O professor ensina os passos-base do lambadão e lambadinha, além de movimentos de giro e aéreo. Até 25 de dezembro, serão divulgadas uma aula por dia e logo, todo o pacote estará disponível. 

"Ambos os estilos têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. O lambadão é mais rápido, tanto na pisada da base quanto no gingado, já a lambadinha, tem a mesma marcação de tempo, mas a forma de pisar que é o diferencial. Mas para entender, precisa mesmo assistir às aulas". 

Vlademir decidiu apresentar a proposta no edital Viver Cultura, do Governo de Mato Grosso via secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), para ampliar a popularização da arte da dança que não pode faltar às festas populares da Baixada Cuiabana. 

Apaixonado pelo lambadão, Vlademir foi responsável por idealizar o grupo Lambadeiros de Elite, formado apenas por dançarinos, que passou a se apresentar também, em centros culturais e teatros.

Com a prática e o investimento em pesquisa, desenvolveu metodologia própria, que aplica no ensino da dança. Ele estima que mais de 1 mil pessoas já foram formadas nas aulas ministradas em centros comunitários de bairros da capital e Várzea Grande.
 
"Tenho buscado colaborar com a popularização do lambadão, principalmente, para as gerações futuras. É divertido, faz bem à saúde e à mente e de quebra, a pessoa conhece um gênero genuinamente mato-grossense. E é interessante apostar também na circulação de mais pessoas pelas casas de show e festas. O lambadão é parte de nossa cultura", defende Vlademir.  
 
O professor também acredita que o conteúdo das aulas ainda pode vir a se tornar uma fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar mais no estudo da cadeia produtiva do lambadão, bem como, do movimento cultural que nasce da periferia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet