A exposição'Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos' será inaugurada nesta terça-feira (5), a partir das 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra tem entrada gratuita e fica aberta ao público até 30 de dezembro.
Leia também
Virginia Fonseca viaja de jatinho para surpreender Zé Felipe em MT: 'fiquei brava com a reação'
A parceria dos artistas, que são da mesma família, é também uma homenagem à avó deles, Dona Maria Apolônia, conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira. Ela era uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.
“Nossa avó era analfabeta, não tinha estudo, mas trazia consigo a força da oralidade. Gostava de acolher os netos, fazer os bolos preferidos, reunir a turma para contar histórias. Se decidimos abraçar a arte, certamente ela nos influenciou”, afirma a artista plástica Neide Silva.
Composta por telas e instalações, a exposição é resultado do intercâmbio criativo e troca de memórias familiares dos quatro artistas cuiabanos, que trazem obras com temáticas relativas à identidade, natureza, raízes culturais, tradições, memórias e pertencimento.
O edital Viver Cultura contou com R$ 10 milhões para fomentar a criação e o desenvolvimento de experiências artístico-culturais, práticas, vivências culturais, ações formativas, atividades de livre demanda, circulação, festivais, mostras e exposições. Ao todo, foram selecionados 266 projetos, que apresentam a diversidade cultural do Estado.
A mostra foi selecionada no Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e reúne trabalhos dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César e Wender Carlos.