Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Turismo

COEXISTÊNCIA COM GADO

Especialista desenvolve modelo de anti-depredação das onças em fazendas do Pantanal

Foto: Reprodução

Especialista desenvolve modelo de anti-depredação das onças em fazendas do Pantanal
Médico veterinário, com mestrado em animais silvestres na universidade de Gainsville, na Florida, o venezuelano com ascendência alemã, Rafael Jan Hoogesteijn, tem trabalhado com a Panthera Brasil desde 2018, na pesquisa de felinos, como a onça-pintada e a jaguatirica, no Pantanal mato-grossense. Especialista em técnicas de anti-depredação, o pesquisador tem mostrado para os fazendeiros pantaneiros sobre a importância da coexistência da pecuária com as onças-pintadas.

Leia mais
Após atuar nas queimadas de 2020, Ampara Silvestre constrói base fixa com centro cirúrgico no Pantanal de MT

São vários os experimentos que fazem parte do assessoramento promovido por Rafael. Desde a criação de búfalos mansos, do gado pantaneiro, ao uso das cercas elétricas, de várias maneiras. 

“Eu sou veterinário, trabalhei toda minha vida com a pecuária. Tenho gado e tive gado na Venezuela, e búfalos e tenho gado aqui no Brasil também. Sempre tive muito interesse na onça-pintada e a questão da predação. Com o tempo eu fui trabalhando nessa parte, pesquisando e trabalhando e hoje virei praticamente um especialista nesta área”, conta Rafael ao Olhar Conceito.

“Estou trabalhando fortemente com a Panthera nessa área, temos várias fazendas particulares aqui no Brasil, que trabalhamos em colaboração. Também estamos iniciando um programa com a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), com a Fazenda São Francisco, em Mato Grosso do Sul, a Fazenda Juruena, no arco amazônica, perto da cidade de Juruena, aqui em Mato Grosso, e várias aqui na Transpantaneira. Em outros países, como Colômbia, Belize e Costa Rica, também”, complementa.

Conforme relata ainda, Rafael está desenvolvendo uma tecnologia de convivência com as onças e o gado, para impedir a morte dos animas da espécie. Mesmo sendo proibido, por lei, no Brasil, a política entre fazendeiros e comunidades no Pantanal “é de que predador bom é predador morto”.



“Estamos em uma área onde a onça é muito importante, do ponto de vista do turismo, e muito importante para várias fazendas e comunidades locais de Porto Jofre, e é proibido matar onça por lei, e matar não resolve o problema. O Pantanal tem 300 anos matando onça, e a terra legal continua do mesmo jeito, porque você mata uma onça e vem outra, e continua o problema ou pior”, explica Hoogesteijn.

“Essa onça, muito de vez em quando, matava uma vaca, um gado, bezerro, mas também mantinha o regime de comida com capivara, jacaré e outras presas. Mas quando você elimina essa onça, vem uma onça nova que só mata gado e só piora”, complementa.

Segundo o médico veterinário, o problema com a predação das onças na região é solucionado com três pilares de trabalho, implantados na pecuária por Rafael. O primeiro é o aumento da base de presas naturais, como jacarés e capivaras; o segundo é o controle destas presas e o terceiro é ajudar o pecuarista a produzir mais e melhor.

“Com o aumento das presas naturais, as onças tem acesso à mais comida, e também evitamos assim o espalhamento de doenças, com o controle das espécies de presas. Isso também tira a vulnerabilidade do gado, para ser mais difícil ela predar a criação doméstica e ir nas presas naturais. Além disso, quando o pecuarista produz mais, controla as perdas que ele teve ou ainda está tendo, porque nunca vamos controlar o problema 100%, vamos diminuir o problema e aumentar a tolerância do pecuarista com a onça-pintada ou a parda”, pontua Hoogesteijn.

São várias as estratégias anti-depredação, como: cuidar do bezerro recém-nascido, com estações de serviço, onde limita o nascimento dos bezerros em alguns meses do ano; utilização de búfalos mansos em conjunto com o gado no pastejo ou nos currais de fechamento noturno; utilização do gado pantaneiro, que se defende bem do ataque da onça; uso da cerca elétrica, alarmes especiais com detecção de movimento e luminárias nos fechamentos noturnos, entre outras.

“A utilização da cerca elétrica tem várias modalidades, como por exemplo, nas áreas de fechamento noturno e na maternidade. Também pode ser usada para isolar toda a fazenda, se for pequena, ou usar como barreiras nas matas ciliares, impedindo a saída da onça e a entrada do gado na mata”, conta o especialista.

As medidas já foram adotadas por algumas fazendas na região da Transpantaneira, como a sede própria da Panthera e suas vizinhas. A Pousada Piuval é uma das adeptas e hoje serve como um modelo para outros pecuaristas.

“A Piuval é muito importante, porque é pioneira na parte de ecoturismo, e acho que a onça virou a atração aqui há pouco tempo, uns 4 ou 5 anos. Antes, atração era tamanduá bandeira, capivara, ema, anta. E a onça virou a estrela de Hollywood. Então, a Piuval está sendo pioneira em integrar esse turismo, da onça pintada, junto com a pecuária”, conta Rafael.

“O bom no Pantanal e em outras regiões da América Latina é que podem existir duas atividades, complementares, sem ter conflitos uma com a outra. Só que tem quer tirar a vulnerabilidade do gado, porque a fauna está protegendo o ecoturismo, a base de comida da onça está aí. A onça quando aprende a comer gado, ela gosta, e ela vira um problema com o gado mesmo. Ela vai nos bois pois é fácil de predar, sem precisar gastar muita energia, e ela come tudo”, complementa.

Para o médico veterinário, o pecuarista pode ter uma boa receita com a união das duas atividades, o turismo e a pecuária. No entanto, reforça que nem toda fazenda é adequada para turismo.
Foto: Nicoli Dichoff

Perspectivas

O plano de Rafael Jan, junto com a Panthera Brasil, é levar a estratégia anti-depredação para o maior número de fazendas possível, visando a proteção das onças no país. O especialista afirma que não adianta um grupo de fazendeiros proteger o gado, sendo que há outro grupo que não adota as medidas. Dessa forma, as onças vão nos gados desprotegidos, e os produtores rurais vão continuar matando-as.

“Chamamos isso de a fonte e o sumidouro. O importante é fazer essa atividade de estratégia anti-depredação de forma ampla, ao lado de áreas protegidas ou nos corredores entre essas áreas, para ter um efeito. Não somente queremos pecuaristas felizes e donos de pousadas felizes com o turismo, mas também uma população de onças saudáveis e em expansão, com bom intercâmbio genético. Tem que ser um trabalho em grande escala”, explica.

Dificuldades

Conforme o especialista, uma das principais dificuldades é convencer os pecuaristas a adotarem as medidas de proteção do gado e da onça, pois é um grupo com mentalidade ainda muito tradicionalista.

“Eles falam que os avôs trabalhavam dessa forma e porque deveriam modificar o jeito de gerir o gado. É difícil trabalhar com o pecuarista porque ele tem o seu sistema de trabalho e eles também são um pouco desconfiados e céticos com a ONGs, porque já tiveram experiências negativas”, conta.

“Mas você sempre encontra pessoas interessadas, como o João Losano Eubank Campos Júnior [da Pousada Piuval], que queria provar coisas novas. Começar a trabalhar com ele, demonstrou que funciona e outros pecuaristas ficam de olho, que o negócio está funcionando e não tem perda. É um processo devagar. Tínhamos muita teoria e pouca pratica, mas hoje mudou já”, completou.



Búfalos

Uma visão distorcida que muitas pessoas tem sobre o uso de búfalos no Pantanal é que eles são predadores, no entanto, Hoogesteijn afirma que o problema foi a má introdução do animal nas fazendas localizadas no bioma.

“O búfalo não é predador, o que acontece é que ele foi introduzido, não foi bem gerido, o búfalo bagual, muitas vezes pode ser agressivo com as pessoas. Fez uma população muito grande de búfalos bagual, que estão em expansão, e já é um problema ecológico. Agora o búfalo manso, quando bem gerido e em expansão, é uma grande ferramenta, muito boa, para evitar os ataques de onça-pintada, porque ele defende muito bem, ele anda junto e defende um ao outro. Nós usamos muitos búfalos nos currais de fechamento noturno, dormindo junto com os gados. E depois dormindo no lado de fora, para evitar que as onças cheguem perto, porque o cheiro também deixa o gado em pânico, e saem para fora. Então, o búfalo é um animal bem produtivo, que tem que ser bem gerido”, explicou.

Panthera Brasil

A Panthera Brasil é uma ONG Brasileira, fundada em 2014 que visa a conservação dos felinos selvagens. Utilizando a experiência dos principais biólogos felinos do mundo, o Panthera Brasil desenvolve e implementa estratégias globais para as sete espécies de grandes felinos: chitas, leopardos, onças, leões, pumas (também conhecidos como leões da montanha ou pumas), leopardos das neves e tigres. O Panthera também estuda e protege as espécies de pequenos felinos mais ameaçadas do mundo por meio de nosso Programa Pequenos Gatos.

Representando o esforço mais abrangente de seu tipo, a Panthera tem parceria com ONGs locais e internacionais, instituições científicas, comunidades locais, governos em todo o mundo e cidadãos que desejam ajudar a garantir um futuro para os gatos selvagens.

No Pantanal, a ONG tem trabalhos na região há mais de 12 anos, com a sede na Fazenda Jofre Velho, uma das mais importantes bases de pesquisa no bioma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet