Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

começou aos 11 anos

Confeiteira de Cuiabá faz entremet de frutas inspirada em chef francês e tem mais de 50 sabores de cupcake

Foto: Reprodução

Confeiteira de Cuiabá faz entremet de frutas inspirada em chef francês e tem mais de 50 sabores de cupcake
Enquanto ainda tinha 11 anos, Catarina Osório, hoje com 24, já vendia cupcakes para os colegas de escola em Cuiabá. O pequeno negócio cresceu à medida que as encomendas não paravam de chegar para Catarina, que mesmo adolescente, começou a marcar presença na feira do condomínio e fazer doces para festas de vizinhas ou amigas. Mais de dez anos se passaram, mas a jovem confeiteira não abriu mão dos cupcakes e já soma mais de 50 sabores no cardápio da Tata Cakes. 

Leia também
Onda de calor em Cuiabá lota sorveteria e aumenta produção em 30%: ‘16 toneladas por mês’


Como está em processo de abrir uma loja física que vai funcionar como cafeteria, o atendimento por delivery está suspenso no momento. No entanto, Catarina atende encomendas de doces, cupcakes e entremets para festas e eventos a partir de dez unidades. 

“A expectativa de abrir um negócio é surreal, estou literalmente realizando um sonho. Quando cursei administração, eu ficava desenhando a minha loja, então tudo que está acontecendo hoje é a Catarina que eu estava desenhando no papel há anos atrás. É um trabalho muito difícil, mas estou muito ansiosa e muito feliz, porque tudo que fazemos com amor dá certo”. 

O cupcake sabor Ninho com Nutella e brigadeiro caseiro, que foi pensado por ela para ter o mesmo sabor do doce feito em casa, são os campeões de venda. Catarina também tem sabores que prometem uma explosão de sabores como Chocomenta e limão com mirtilo. 

“Tenho maracujá com ganache, paçoca, cenoura com nozes e doce de leite, creme branco com geleia de morango, Ovomaltine, Ferrero Rocher, churros, são vários sabores diferentes. Também sou aberta aos pedidos dos clientes, o de confete, por exemplo, foi a tia do meu namorado que disse que amava confetes e pediu para acrescentar no de brigadeiro caseiro. Entrou para o cardápio e faz sucesso com as crianças ou com quem ama muito confete”. 

Entremets ficaram famosos nas redes sociais com vídeos do chef francês Cédric Grolet e agora são feitos em Cuiabá por Catarina. (Foto: Arquivo pessoal) 

Autodidata na confeitaria 

Como começou a fazer os primeiros doces com 11 anos, Catarina desenvolveu as técnicas de produção sozinha, na cozinha de casa. Ela brinca que sempre foi apaixonada por realitys de gastronomia como Cake Boss, Batalha dos Bolos e Batalha dos Cupcakes, sendo que o último a inspirou a criar os próprios bolinhos decorados e recheados. 

De família mineira, a paixão dos pais pela cozinha também serviu de inspiração para Catarina, que cresceu vendo o pai e a mãe cozinharem uma grande variedade de receitas em casa. 

“Minha história com o doce é desde a infância, desde sempre, a confeitaria é onde minha criatividade é aflorada, eu gosto de criar coisas. Nasci em Rondonópolis, mas desde os 11 anos moro em Cuiabá, foi quando comecei a vender meus doces na escola, porque antes vendia para familiares e no meu condomínio. Depois mudei para outro colégio mais elitizado e decidi que iria ganhar dinheiro com isso”. 

Quando ela tinha 15 anos decidiu estabelecer a própria marca, a Tata Cakes, que foi nomeada com seu apelido de infância. Já em 2020, na última Páscoa antes da pandemia da covid-19, Catarina, já mais experiente na confeitaria, viu a demanda dos pedidos “explodirem”, como ela define, quando criou um kit degustação de ovos de chocolate. 
 

Na mesma época, por conta da grande procura pelos doces, a cozinha da casa dos pais ficou pequena e Catarina decidiu alugar um espaço para trabalhar apenas com a retirada dos produtos. O pequeno negócio foi atropelado por mais uma onda da covid-19 que forçou o fechamento dos estabelecimentos. Com a jovem não foi diferente. 

“Acabou que aquele local não tinha demanda de pessoas que iam retirar, virou um trabalho extremamente cansativo para algo que não estava acontecendo. Foi quando demos um passo para trás, fechou tudo de novo por conta da pandemia também, voltei para casa”. 

Atualmente, Catarina tem o próprio ateliê de produção em casa, onde costuma produzir os bolos e encomendas de doces para festas. É lá que ela prepara os famosos entremets, que ficaram famosos nas redes sociais com o chef francês Cédric Grolet, que faz a sobremesa parecer frutas de verdade. 

“Entremet é um doce em camadas, pode ter mousse, geléia, bolo, mas é feito em camadas. A história do entremet é que ele era um doce servido entre refeições, por isso era pequeno, mais um finger food. Hoje, ele está mais para o lado de um doce em camadas e com texturas, ele se parece com uma fruta, não vai ser uma fruta, mas traz a essência dela”. 

Catarina também produz carolinas que ficaram famosas pela grande quantidade de recheio. (Foto: Arquivo pessoal)

Laranja é um dos sabores produzidos por Catarina, apesar de se parecer com a fruta, outros sabores e texturas são misturados na receita que leva laranja, coco, caramelo e bolo de chocolate. 

“É toda uma experiência, porque é um doce gelado, que não é doce demais e que quando você morde você sente todos os sabores juntos. Primeiro você come ele com os olhos, porque é lindo, depois você tem uma experiência, algumas pessoas ainda têm um pouco de preconceito com coisas muito bonitas e que parecem não ser gostosas”. 

Catarina explica que a técnica do entremet não é das mais simples e o doce leva horas para ficar pronto, já que precisa gelar em formas específicas. Como a sobremesa viralizou na internet com os vídeos de Cédric Grolet, a jovem aposta que muitos cuiabanos também vão se interessar pelos sabores dos entremets. 

“É totalmente técnico e são muitos detalhes, é bem difícil de fazer, talvez até por isso não tenha em muitos lugares. São várias etapas e muita espera. Entremet é uma coisa que todo mundo conhece e tem vontade de experimentar, mas não tem aqui. Meu carro chefe não vai deixar de ser os cupcakes, mas vou ter esse diferencial. Já fiz de maçã, pera, manga, morango, pêssego, chocolate, são vários sabores”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet