Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Festival de Cinema de Cuiabá

Beatriz Vira-Folhas: filme inédito de MT estreia ao lado de sete longas que disputam troféu

Foto: Reprodução

Beatriz Vira-Folhas: filme inédito de MT estreia ao lado de sete longas que disputam troféu
Entre os sete concorrentes que disputam o troféu Coxiponés 2023, Beatriz Vira-Folhas, dirigido por Samantha Col Debella, representa o audiovisual mato-grossense no 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (CINEMATO), e será exibido ao público pela primeira vez em 26 de outubro, durante o evento, que acontece entre 22 e 28 de outubro. Os demais chegam com uma trajetória de participação e premiação em festivais do Brasil e no exterior.

Leia também
Filipe Ret, Major RD e TZ da Coronel são atrações confirmadas em festival de trap e funk em Cuiabá


A história é de uma menina de 10 anos, que enfrenta uma mudança de cidade no meio do ano letivo e os desafios na adaptação. Neste contexto e para superar suas dificuldades, a criança cria um mundo mágico. “É uma honra estrear em casa”, celebra a diretora, que quer levar ao Teatro da UFMT elenco, equipe técnica, familiares e amigos. 

Outro filme mato-grossenses selecionado é “Chumbo” (2022), de Severino Neto, que denuncia a exploração da mão de obra de quilombolas por uma usina de álcool como se eles fossem escravos. Chumbo já foi exibido em Pernambuco e, agora, retorna à terra natal. 

“Sou fruto desse festival e é uma felicidade muito grande passar sua obra no seu próprio Estado, no caso Mato Grosso, falando dos seus costumes, sua cultura, seu quintal. Espero que seja uma grande noite e que a gente se emocione. Há inclusive a possibilidade de pessoas da comunidade Chumbo irem à sessão”, conta. 

Assim como Severino Neto, a homenageada da 21ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Dira Paes, também foi projetada pelo Festival de Cuiabá, em seu início de carreira. Ela já confirmou presença na abertura do evento. 

O  cineasta e idealizador do Festival de Cinema de Cuiabá, Luiz Borges, destacou o alto nível de todos os selecionados.

“Esse conjunto de obras cinematográficas nos dá a dimensão do cinema nacional, do que tem sido feito, de como estamos nos aproximando de nossas histórias e nossa cultura, todos esses diretores e equipes estão devidamente parabenizados pelo brilhante trabalho, já são vencedores”.

Mais Pesado é o Céu (2023/CE), de Petrus Cariry, conquistou em Gramado – um dos festivais de cinema mais tradicionais do Brasil - quatro prêmios: melhor direção, melhor fotografia, melhor montagem e prêmio especial do júri. A história é de um casal de andarilhos (interpretados por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios), que, sob o sol escaldante do sertão cearense, encontra um bebê abandonado. A família constituída nessas condições caminha em busca de dias melhores.

Além de Gramado, Mais Pesado é o Céu já foi exibido na Alemanha (30º Oldenburg International Film Festival e German Independence Award - Spirit of Sinema), nos EUA (16º Los Angeles Brazilian Film Festival), em São Paulo (47º Mostra Internacional de Cinema) e Goiânia (2º Festival Internacional de Cinema). 

Outro que também está iniciando sua trajetória é o filme paranaense “Entrelinhas” (2023), de Guto Pasko, que se passa nos anos 70. A protagonista é uma estudante presa e torturada pela ditadura militar. Já estreou no Cine PE, em Recife, com cinco premiações: melhor atriz, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor edição de som e melhor direção.

No Cinemato será a sua segunda exibição aberta ao público. O diretor vê como mais uma uma grande oportunidade. A diretora do filme “Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo” (2021/2022), Laís Chaffe, do Rio Grande do Sul, também exaltou o papel dos festivais de impulsionar o cinema nacional. “Estou muito feliz com a seleção - afinal o Cinemato tem mais de 20 anos de tradição, foram quase 60 filmes inscritos e o meu ficou entre os sete selecionados”.

Com essa produção, ela enfrentou os desafios de fazer cinema durante a pandemia de Covid-19. A história é da vida de Maria Valéria Rezende, um dos maiores nomes da literatura contemporânea brasileira, rotulada como uma "freira feminista", "freira comunista". Já foi exibido no Guarnicê de Cinema (MA) e Santos Film Fest. 

"Tudo o que Você Podia Ser" (2023/MG), de Ricardo Alves, também está na competição e foi exibido no Queer Porto, em Portugal, e no Festival de Cinema do Rio. O filme do cineasta valoriza a amizade através de um recorte de um último dia da personagem Aisha em Belo Horizonte, tece um retrato afetuoso sobre a família que a gente escolhe constituir.

Para finalizar, o filme de São Paulo “A invenção do Outro” (2023), de Bruno Jorge, causa grande impacto registrando a expedição na Amazônia feita em 2019 pela Funai, no Vale do Javari, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos em estado de vulnerabilidade e ainda promover um delicado reencontro com parte da família já contatada poucos anos antes. 

Confira a programação completa. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet