Olhar Conceito

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias | Turismo

'ISO 21/101'

Passeio de quadriciclo de nobres é o primeiro a receber certificado de turismo de aventura em MT

Foto: Reprodução

Passeio de quadriciclo de nobres é o primeiro a receber certificado de turismo de aventura em MT
O passeio de quadriciclo de Bom Jardim, em Nobres (a 120 km de Cuiabá) é o primeiro atrativo turístico de Mato Grosso a receber o certificado ISO 21/101 pela ABNT. A norma estabelece os requisitos de um sistema de gestão de segurança para prestadores de serviços de atividades de turismo de aventura. O consultor e auditor em Sistema e Segurança ISO, Brasílio Ataíde, destacou a importância da certificação para estado.


Leia também
Chef mato-grossense é selecionada para participar de reality gastronômico: 'sonho sendo realizado"

O selo oferece subsídios para que as operadoras de passeios de aventura se tornem empresas que detenham conhecimento apuradíssimo sobre todos os riscos envolvidos nas atividades e que mantenham procedimentos operacionais de segurança atualizados.

“Tudo começou com uma consultoria do Sebrae, uma solicitação pelo SEBRAETEC, de consultoria para esse tipo de produto de formatação na norma ISO 21/101. Iniciamos os trabalhos em 2019 e, nesses dois anos, trabalhamos com a empresa e vimos toda a possibilidade de eles buscarem essa certificação”, explicou. 

O assistente técnico do Sebrae-MT, Renato Costa, contou que esse certificado é uma grande vitória para o estado de Mato Grosso. “Essa certificação é a primeira empresa de Mato Grosso no ramo de quadriciclo. É uma das poucas do Brasil também, então para nós do Sebrae é um orgulho muito grande ter acompanhado e dado esse apoio para eles, desde o início do empreendimento”, relata o assistente técnico.

O selo faz o uso de um referencial internacional, o que facilita o reconhecimento por parceiros e clientes de todo o mundo. Isso fomenta a internacionalização de uma boa imagem dos serviços desse segmento no Brasil, atraindo cada vez mais clientes e parceiros que querem desfrutar das belezas
 

Bom Jardim Adventure

A Bom Jardim Adventure foi criada há cinco anos e, há três recebe consultoria do Sebrae. Para o proprietário Leandro Almeida, essa certificação é mais uma conquista para a empresa e um espelho para que as outras empresas possam se certificar.

“Nós absorvemos muita coisa com essa consultoria, aprendemos muita coisa em questão de registro, de fortalecer a nossa empresa no turismo, alavancar o nosso trade e controle interno. Profissionalizamos a documentação e, claro, de como oferecer um turismo sustentável e com mais segurança”, argumentou.

Na entrega, o diretor Técnico do Sebrae-MT, André Schelini, comentou que a instituição se orgulha em poder fomentar o turismo de Mato Grosso. “É importante dizer que a certificação e reconhecimento SGF, numa metodologia internacional, certifica os padrões de alta competitividade, e que hoje ocupam uma posição de poucos, sendo o segundo no Brasil e o primeiro em Mato Grosso. A empresa leva o turismo de aventura para um município que tem grande potencial, ainda inexplorado. Então, como pioneirismo, a primeira empresa certificada pode incentivar outros empreendedores a seguir essa jornada, essa certificação realmente chancela”, conclui André Schelini.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet