Olhar Conceito

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Turismo

IV Workshop Geoparque

Dinossauros em Chapada dos Guimarães: paleontólogo faz palestra sobre passado pré-histórico

Foto: Reprodução

Dinossauros em Chapada dos Guimarães: paleontólogo faz palestra sobre passado pré-histórico
O IV Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães, que começa nesta quinta-feira (5) e segue até sábado (7), apresenta conhecimentos sobre a história da Terra com uma programação repleta de palestras e atividades enriquecedoras. O paleontólogo, pesquisador e escritor, palestrante de renome nacional, Luiz Eduardo Anelli, aborda o tema "Dinossauros do Brasil".


Leia também
Golden responde a comandos em inglês e se torna aliada na educação infantil em escola de Cuiabá


A palestra de Anelli vai abordar a construção histórica do Geoparque de Chapada dos Guimarães desde a era Mesozóica. As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas limitadas. Na oportunidade, Anelli ainda irá lançar seu livro "Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil".

"É um livro completamente diferente do que foi lançado em 2007, atualizado com os 54 dinossauros, a história deles, ilustrações, capítulos novos, além da história do sistema solar. Por isso que se chama 'o Guia Completo', pois contextualiza os dinossauros na história do mundo", completa.

Anelli explica que um geoparque está sempre muito bem fundamentado em um passado geológico. "Mato Grosso tem uma espécie descrita, com chances de se encontrarem outras. É importante envolver crianças e adultos na temática porque é uma temática que desperta o interesse de todos. Hoje temos vários assuntos do nosso dia a dia, como o pré-sal, por exemplo, que têm o seu nascimento na era dos dinossauros", diz.

Conforme o coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães, Caiubi Kuhn, Chapada dos Guimarães possui importantes registros de fósseis de invertebrados marinhos e também de dinossauros, crocodilos e tartarugas. "Isso mostra que, além das lindas paisagens, também existe muita história e ciência escondida no meio das rochas", afirma.
 
Para os participantes que desejam explorar ainda mais o mundo da paleontologia, Anelli também oferecerá um minicurso que abordará a história da Terra e da vida de forma envolvente e esclarecedora. Este minicurso será uma oportunidade única de aprender com um dos principais experts da área.
 
O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Sant'Ana, em Chapada dos Guimarães, e no dia 6 terá uma parte da programação online. É promovido pelo Comitê Científico do Geoparque Chapada dos Guimarães em parceria com a UFMT, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e com Patrocínio Master do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e da MÚTUA.
 
Para mais informações sobre o evento, inscrições e programação completa, visite o site oficial

Informações: (65) 98126-7973
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet