Olhar Conceito

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Notícias | Turismo

na pousada piuval

Câmera flagra onça-pintada caçando família de capivaras e capturando filhote no Pantanal; veja vídeo

Foto: Reprodução

Câmera flagra onça-pintada caçando família de capivaras e capturando filhote no Pantanal; veja vídeo
Câmeras instaladas pelo veterinário Paul Raad, do Instituto Ampara Animal no Pantanal Norte, registraram o momento em que uma onça-pintada fêmea, chamada Baia, perseguia uma família de capivaras durante a noite, em um lago, na Pousada Piuval, em Poconé (104 km de Cuiabá), no Pantanal mato-grossense. O vídeo mostra um filhote de capivara sendo atacado pela onça. Paul Raad trabalha para o Instituto Ampara Animal, na área de vida selvagem.


Leia também
Karola Nunes é indicada de MT e concorre a vaga em nova categoria do Prêmio Multishow


De acordo com o veterinário, o lago costuma funcionar como abrigo para as capivaras durante a noite e está localizado a 20 metros dos quartos da pousada. As armadilhas fotográficas que registraram o ataque de Baia foram instaladas com propósito científico por Paul. 

O vídeo foi gravado na noite de 27 de setembro, por volta de 22h. No começo, é possível ver a onça-pintada se aproximando do lago enquanto persegue a família de capivaras. Minutos depois, às 22h48, Baia aparece atacando os animais e consegue capturar um filhote. 

Todas essas observações foram feitas pelo veterinário de dentro do quarto, com o auxílio de uma lanterna, quando percebeu a onça-pintada perseguindo as capivaras.
 

Documentários sobre onças-pintadas do Pantanal mato-grossense 

Na semana passada, o cineasta francês Emmanuel Priol, que é vencedor do Oscar, esteve no Parque Estadual Encontro das Águas, na região do Porto Jofre, para uma expedição com o governador Mauro Mendes. Durante o passeio, Priol conseguiu registrar a onça Marcela caçando um jacaré. 

Priol é roteirista e supervisor do documentário "Duas Irmãs - A Marcha das Onças Pintadas", que vai abordar a rotina das onças-pintadas de 8 anos Jaju e Âmbar, no Parque Estadual Encontro das Águas. Em 2006, ele ganhou o Oscar de melhor documentário com o filme "Marcha dos Pinguins" - que veio a se tornar o documentário mais assistido da história.

"Estou muito confiante e muito feliz em juntar a expertise francesa e os amigos brasileiros para fazer o filme mais completo já feito sobre as onças do Pantanal brasileiro e do Pantanal de Mato Grosso". 

Os diretores Lawrence Wahba e Mike Bueno também participaram da expedição. Priol explicou que a cena da onça Marcela caçando um jacaré no Pantanal foi surpreendente. "Nós franceses, espanhóis, brasileiros, somos todos latinos. E a gente adora falar e contar histórias nos filmes de maneira diferente. Isso que pudemos ver hoje foi realmente maravilhoso". 

O documentário vai abordar a rotina das onças-pintadas de 8 anos Jaju e Âmbar, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal de Mato Grosso, local de maior concentração de onças do mundo. Mais de 300 onças foram identificadas em Mato Grosso ao longo de 15 anos. O filme vai retratar a preservação ambiental e as belezas do Pantanal do nosso estado.

A produção explora o amor e união entre a família de onças, destacando a luta pela sobrevivência em um ambiente desafiador, onde elas enfrentam emocionantes confrontos com sucuris e jacarés. O documentário deve levar mais dois anos de filmagens.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet