Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

vistas surpreendentes

Caminho dos Bororos, Cidade de Pedra e Cânion do Jamacá: guia dá dicas de passeios em Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Caminho dos Bororos, Cidade de Pedra e Cânion do Jamacá: guia dá dicas de passeios em Chapada dos Guimarães
Em nove anos morando em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá), a guia de turismo Kassya Telles, de 43 anos, ainda não consegue afirmar que conhece todas as belezas naturais da cidade. Natural do Rio Grande do Sul, ela se apaixonou por Chapada dos Guimarães, mesmo amor à primeira vista que vê acontecer com alguns turistas. “Tem gente que vem visitar e depois de três meses já está morando aqui”, garante. 

Leia também 
Com coleção de mais de 25 peças, jovem adere à moda das camisas de times: 'uso em todos os lugares'

Kassya explica que ao contrário do que se pode pensar, os cuiabanos e os mato-grossenses não são os que mais visitam o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. De acordo com ela, os moradores de São Paulo ocupam o primeiro lugar na lista. 

“Tenho um sistema de voucher que quando o turista chega, fazemos o cadastro, então isso é uma estatística para o próprio Parque Nacional saber quem está visitando. O cuiabano vem, mas fica mais nos balneários, porque 60% do Parque Nacional pertence ao município de Cuiabá”. 

A guia de turismo avalia que pela proximidade da cidade turística com Cuiabá, muitos moradores acabam deixando o passeio para outras oportunidades. No entanto, quando decidem visitar o Parque Nacional, ficam impressionados com as paisagens, conta Kassya. 

“Quem nos procura são  pessoas de outros estados. Para você ter ideia, para guiar pessoas de Cuiabá aparece interesse de três em três meses. Eles gostam de excursões, mas vão para Nobres, Barra do Garças e Vila Bela. Às vezes vão até a cidade, olham o pôr do Sol e vão embora. Por ser do lado, vão deixando para depois. Quando chegam para fazer os passeios de cavernas ficam muito surpresos”. 

Kassya se apaixonou por Chapada dos Guimarães e compartilha dicas sobre passeios turísticos no Instagram. (Foto: Arquivo pessoal)

Nos primeiros anos de criação do Instagram, Kassya criou um perfil dedicado a exaltar as belezas de Chapada dos Guimarães. Atualmente, ela tem mais de 70 mil seguidores. Nos dias de folga, ela costumava visitar a cidade e, algum tempo depois, decidiu fixar residência. 

“Comecei a página em 2014, quando as pessoas ainda não tinham muito interesse nas redes sociais e eu já me interessava por mostrar. Ainda nem era guia de turismo, usava para mostrar o que conhecia. O Instagram ainda era muito novo em 2014. Foi indo até que juntei a fome com a vontade de comer e decidi divulgar meu trabalho como guia de turismo”. 

Dos passeios que ficam dentro do Parque Nacional, Kassya indica dois com vistas impressionantes: Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro, que podem ser feitos apenas com guia de turismo e com transporte feito por 4x4. 

“Cidade de Pedra são os mirantes e em cima dessas formações rochosas. A cidade de pedra fica em cima dos paredões, que podem ser vistos na estrada. É uma visão fantástica de todas essas formações rochosas, são 159 km de paredões”. 

No Vale do Rio Claro, o destaque é uma formação rochosa conhecida como “Crista do Galo", que tem 50 metros de altura e proporciona uma vista 360º.

“É um passeio que complementa outro, são lugares extremamente bonitos. Todos que vão ficam impressionados”.
 

Veja alguns passeios feitos por Kassya no Parque Nacional: 

Caminho dos Bororos - 4h a 6h de duração 


A trilha totalmente ecológica tem 13 km (ida e volta), mas possui opção de transporte interno na fazenda para melhor acessibilidade. O passeio começa pela caverna Aroe Jari, conhecida como "morada das almas". Em seguida, o passeio segue para a Lagoa Azul, um dos destinos mais procurados. Na gruta, brota água azul turqueza que impressiona os turistas, mas não é permitido banho. Em seguida, o passeio vai para a caverna Kiogo Brado, que tem 270m de extensão. A última caverna do roteiro é a Pobe Jari, com 500m de extensão e 3m de altura. Durante o caminho, é possível contemplar plantas e animais do cerrado, além de formações rochosas como a Ponte de Pedre e a Pedra do Equilíbrio. No final do passeio, o refresco é na Cachoeira do Relógio. 

Cidade de Pedra - 4h de duração 

A 50 km do Centro de Chapada dos Guimarães e dentro do Parque Nacional estão as formações rochosas esculpidas por vento e chuva. Do alto dos mirantes da Cidade de Pedra, os visitantes podem ver a trilha do Vale do Rio Claro, onde nascem os rios Mutuca, Paciência e Claro. O local é habitado por aves como a arara vermelha, urubu-rei e animais como a anta, veados, lobo, tamanduá e outros com uma flora tipica do cerrado. O passeio só pode ser feito com guia e carro 4x4. 

Cânion do Jamacá - 4h de duração 

O passeio começa no sítio Vale do Jamacá, os visitantes encontram o proprietário do local para seguir para a cachoeira do Jatobá, que tem uma queda d'água de aproximadamente 4m. De fácil acesso, a cachoeira é perfeita para entrar e sentir a "massagem" das águas. Depois, o passeio segue para as cachoeiras Cipozinho e Índio, por uma mata completamente preservada. A Cachoeira do Índio tem esse nome pela formação na rocha que parece um rosto de um índigena que deixa todos impressionados.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet