Olhar Conceito

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Notícias | Carreira

CONFIRA AS CATEGORIAS

Estudantes da UFMT conquistam oito prêmios em congresso e representarão Centro-Oeste em fase nacional

Foto: Reprodução

Estudantes da UFMT conquistam oito prêmios em congresso e representarão Centro-Oeste em fase nacional
Estudantes dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ganharam oito prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), no Centro-Oeste. Os trabalhos vencedores foram anunciados na manhã do último sábado (27), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Agora, os ganhadores seguem para a fase nacional da premiação, que ocorre em setembro na cidade de Belo Horizonte (MG).


Leia mais
Filme de estudante da UFMT é selecionado para festival de cinema latino-americano de documentários


Para Ana Beatriz Frutuoso, estudante já na reta final do curso de Jornalismo, o orgulho de conquistar um prêmio se alia também à visibilidade do trabalho jornalístico desenvolvido na UFMT.

“Tenho muito orgulho de levar a revista Fuzuê para o Centro-Oeste, distribuímos para alunos e professores de diversas faculdades. A próxima etapa é Belo Horizonte e vamos levar a revista para o Brasil com expectativas grandes de ganhar, com todo o regionalismo e novidade, com a acessibilidade e a audiodescrição”, explica a vencedora do prêmio na modalidade revista-laboratório.

Profissionais recém-egressos dos cursos também foram contemplados com prêmios. “A sensação de ter recebido um prêmio depois de ter concorrido com outras universidades tão conceituadas é maravilhosa! Saber que a minha pesquisa, o meu trabalho de conclusão de curso, teve essa relevância e que ele contribuiu para o registro das memórias cineclubistas mato-grossenses, do Cineclube Coxiponés, que é um dos mais longevos e o mais antigo em funcionamento do país, me deixa imensamente feliz e satisfeita”, declara Letícia Markmann, graduada em Radialismo e autora do melhor programa laboratorial de áudio.

Fernanda Fidelis, desenhista, designer e também egressa de Radialismo, atuou em parceria com Letícia para o projeto de TCC e teve a capa do podcast premiada como melhor ilustração. Para ela, é muito especial, depois de um ano de formada, ter apoio dos professores para escrever e embasar uma produção que é bem “do mercado” e relacionada com sua atividade profissional.

“As coisas que eu produzo hoje fora da academia estão muito bem amarradas com a ciência que aprendi na minha casinha UFMT! Espero que todo conhecimento que obtive continue fortalecendo minhas atividades profissionais com propósito”, aponta Fernanda. O Coxiponés, contemplado com os dois prêmios, é atualmente supervisionado pela professora Letícia Capanema.

Não é a primeira vez que Mato Grosso se destaca na premiação da Expocom em âmbito regional e até mesmo na competição brasileira. Em 2020, os cursos de Comunicação da UFMT no campus Cuiabá levaram 12 troféus regionais e 2 nacionais; em 2021, voltaram a levar 2 nacionais e 8 regionais; em 2022, foram 3 prêmios nacionais e 11 no Centro-Oeste.

Para a professora Tamires Coêlho, orientadora de dois trabalhos premiados em Jornalismo, “em uma retrospectiva recente, o que se percebe é a Comunicação se consolidando com excelentes trabalhos, Mato Grosso tendo uma visibilidade muito maior no cenário nacional e desenvolvendo produtos que desafiam o mercado regional a avançar, mesmo com condições precárias de trabalho. Fazemos muito e podemos fazer ainda melhor se tivermos melhor infraestrutura”.

A docente também ressalta a importância do reconhecimento interno, já que em 2023, a Revista Fuzuê, um dos produtos mais premiados nos últimos anos, teve apoio da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura da UFMT para impressão de 1.000 exemplares de distribuição gratuita pela capital e por outros estados.

Detalhes da premiação estão disponíveis no perfil do Instagram do evento.
 
Confira abaixo a lista de prêmios conquistados para UFMT:

Modalidade: Programa laboratorial de áudio
Trabalho vencedor: Além da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés (Aluna-líder: Letícia Aparecida Markmann de Souza)
 
Modalidade: Documentário
Trabalho vencedor: Saberes do Cerrado – Ervas Medicinais – Raizeiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana (Aluna-líder: Letícia Perondi Souza)
 
Modalidade: Roteiro de documentário
Trabalho vencedor: Feito Vendaval: roteiro de documentário sobre a banda de lambadão Stillo Pop Som (Aluno-líder: Luiz Claudio Leite)
 
Modalidade: Vinheta
Trabalho vencedor: Vinheta da 21ª Maual (Aluno-líder: Luan Henrique Soares de Mello)
 
Modalidade: Reportagem em jornalismo impresso
Trabalho vencedor: Strike out (Aluna-líder: Geovanna Albuquerque Torquato)
 
Modalidade: Revista-laboratório
Trabalho vencedor: Revista Fuzuê (Aluna-líder: Ana Beatriz Queiroz Frutuoso)
 
Modalidade: Charge/caricatura/ilustração
Trabalho vencedor: Capa do podcast “Além da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés” (Aluna-líder: Fernanda Cristina Ferreira Fidelis)
 
Modalidade: Design de imprensa
Trabalho vencedor: Vôôôte!: experimento de produção gráfica para jornal (Aluna-líder: Emanuelle Caroline Candido da Costa)

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet