Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

ÚNICO DE MATO GROSSO

Filme de estudante da UFMT é selecionado para festival de cinema latino-americano de documentários

Foto: Divulgação

Filme de estudante da UFMT é selecionado para festival de cinema latino-americano de documentários
O estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Uri Bezerra Soares, de 20 anos, é o único representante mato-grossense a participar do Festival Audiovisual Latino-Americano de Documentários de São Francisco do Sul (FALA São Chico) 2023, com o seu mini-doc  “Esquecimento”. A segunda edição do festival exibirá 25 filmes selecionados entre 21 e 24 de junho, na Praia da Enseada (SC).

Leia mais
Projeto de Cinema da UFMT realiza debate com realizadores de curtas mato-grossenses no Cine Teatro

O jovem cineasta contou ao Olhar Conceito sobre a surpresa de ter sido escolhido para participar do festival e principalmente, por ser o único representante de Mato Grosso. Gravado em um dia, o curta traz o relacionamento de Uri e seu irmão mais novo, Miguel, de seis anos.

“Eu diria que ‘Esquecimento’ é uma história de amor entre irmãos. Em um dia, eu cheguei com uma mudinha de planta aqui em casa e falei para o Miguel, vamos plantar, e eu vou gravar você e ele disse tá bom. E o curta é basicamente essa interação entre nós dois, eu perguntando algumas coisas, observando-o”, diz Uri.

“Nós somos de gerações bastante distintas, ele tem seis anos e eu 20. Como que é essa relação? Como que é o sentimento entre irmão de idades tão distantes. Mas também é sobre a memória que está intimamente ligada com lembrança, sentimento, amor, carinho. ‘Esquecimento’ é para todo mundo que tem um irmão e tem um carinho muito forte por alguém”, complementa.

O estudante de cinema gosta muito de crianças, principalmente, do sentimento que elas despertam nos adultos, pois segundo ele, “quando envelhecemos perdemos um pouco da nossa criança e a gente fica um pouco cinza”, mas os pequenos conseguem trazer isso de volta.

Como o filme foi gravado em uma única tarde, foi um trabalho bastante experimental, “tranquilo e harmonioso”, um momento do Uri com Miguel, que é um ponto bastante expresso no filme.

“Dá para ver que existe uma certa distância entre nós, por conta dessa diferença de idades, mas vai ser muito interessante assistir ao filme daqui uns anos para ver como vai estar nossa relação”, afirma.

Quando gravou o mini-doc, Uri ainda não pensava nos festivais, mas teve um insight em inscrever no FALA São Chico e foi uma grande surpresa a notícia de ter sido um dos selecionados.

“Ter o seu trabalho reconhecido por uma curadoria de festival, para mim, é o ápice, porque não tem nem um ano que eu comecei minha graduação e já tenho uma obra reconhecida assim. Até hoje eu acho que não caiu a ficha, é um negócio excepcional e fiquei até em choque também por ser o único de Mato Grosso”, explica o jovem que está no segundo semestre de Cinema.

Para Uri, o audiovisual em Mato Grosso possui produções excelentes, mas que são poucas difundidas. “A população não sabe muito que aqui se fazem filmes e fazem filme muito bons”.

“Então, meu curta receber esse prestígio também ajuda a trazer um foco e holofotes para o audiovisual mato-grossense. Nosso estado é uma potência em vários aspectos e o audiovisual não deixa de ser uma delas”, diz.

Uri irá viajar para Santa Catarina, com o intuito de prestigiar sua primeira participação em um festival e também pretende trocar experiências e aprendizados com outros realizadores audiovisuais do Brasil todo.

O mini-doc "Esquecimento" concorre com outros seis filmes na categoria infanto-juvenil de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme do Júri Popular. Por enquanto, o filme está no circuito de festivais e ainda não tem previsão de exibição em Cuiabá, mas Uri planeja uma sessão especial na UFMT.

“O mais importante é valorizar o cinema produzido aqui no nosso estado e também dar valor para o que a gente faz. Outra coisa que falo muito é que não devemos ter receio e ligar para o que as pessoas vão pensar, tem o pé e faz, produz seu filme, temos que ir para frente, não dá para ficar na dúvida e medo”, finaliza o jovem.

Para acompanhar a divulgação de ‘Esquecimento’, acesse o perfil no Instagram @ _ursfilmes.
 
Confira a lista de todos os filmes selecionados no FALA São Chico 2023 aqui.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet