Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

AJUDE NA VOTAÇÃO

Mahalo e Buffet Leila Malouf concorrem em prêmios do ‘Oscar’ da gastronomia brasileira

Foto: Divulgação

Mahalo e Buffet Leila Malouf concorrem em prêmios do ‘Oscar’ da gastronomia brasileira
A chef cuiabana Ariani Malouf, proprietária do restaurante Mahalo Cozinha Criativa, e sua mãe, empresária e dona do buffet que leva seu nome, Leila Malouf, concorrem ao "Oscar" da gastronomia brasileira, o prêmio "Melhores do Ano da Gastronomia 2023", da revista Prazeres da Mesa, considerado um dos maiores e mais cobiçados pelos restaurantes de alta gastronomia do país inteiro. As categorias são: Restaurante do Ano da Região Centro-Oeste e Banqueteiro do Ano. O Mahalo já foi premiado duas vezes, enquanto o Buffet Leila Malouf estreia na categoria, que concorre com grandes nomes, como o paulistano L’Épicerie, da chef Joyce Dabbah.

Leia mais:
Festival Braseiro reuniu mais de seis mil pessoas em evento com oito toneladas de carnes e 25 mil litros de cerveja


O prêmio Melhores do Ano é dividido em duas etapas. A primeira parte contou com a participação de 194 pessoas, entre jornalistas, chefs e profissionais da área, que formaram o maior colégio eleitoral para uma pesquisa desse estilo. O corpo de “jurados” apontou os seus favoritos em 39 categorias. Os mais votados foram revelados e seguiram para a segunda etapa, a votação popular no site da revista, que acontece até o dia 7 de junho.

Mato Grosso é representado na 2ª e na 13ª categoria: Restaurante do Ano Região Centro-Oeste: Mahalo Cozinha Criativa e Banqueteiro do Ano: Leila Malouf, Buffet Leila Malouf, respectivamente. Para votar, clique aqui.

Ao Olhar Conceito, a chef Ariani Malouf contou sobre a vitória do Mahalo na premiação em 2016 e 2019, a importância do prêmio e a representação para todo o estado, ao lado de sua mãe, Leila, que completa 30 anos de história com o Buffet Leila Malouf, o mais conceituado do Centro-Oeste.

“A Prazeres da Mesa é a revista de gastronomia com maior visibilidade no Brasil. Uma das únicas, na verdade, que se sustentou até agora, ao longo desse tempo todo, são 20 anos. E eles promovem esse prêmio há muitos anos”, inicia Ariani.

A chef, que completa 27 anos de experiência neste ano, inclusive, é uma das pessoas escolhida para fazer as indicações nas categorias do prêmio "Melhores do Ano 2023". Ela mostrou à reportagem um pouco desse processo. Como dona de restaurante, ela não poderia indicar seu próprio estabelecimento ou alguma outra casa que tivesse ligação, senão o voto seria desconsiderado.

“Aqui na categoria do Centro-Oeste eu coloquei outros restaurantes, porque claro que não podemos indicar nós mesmos. E nas outras categorias, eu sempre tento colocar pessoas daqui do estado, por exemplo, no Assador do Ano, eu indiquei o Lamonnyel, do Açougue 154”, disse.



Na segunda etapa, a votação popular no site, é composta por quem teve maior expressividade de votos durante a primeira fase. Para Ariani, essa parte vira algo bem legal, onde ela sempre tenta estimular os clientes e pessoas de Mato Grosso a votarem.

“Nós, do Mahalo e do Leila, queremos muito fazer jus à indicação, então sempre estimulamos ao máximo, os clientes e pessoas do estado a votarem, pois trazer o prêmio para Mato Grosso enaltece a nossa gastronomia como um todo, isso é muito significativo”, explica a chef.

“Eu já ganhei o prêmio outras duas vezes, e temos sido indicados já há alguns anos. Ganhei em 2016 e 2019, e devo ter sido indicada umas seis ou sete vezes. Todas na categoria de Melhor Restaurante do Centro-Oeste, pelo Mahalo. Uma coisa que eu gosto e acho muito legal desse prêmio é o olhar para cada região, pois quando você coloca todo mundo no mesmo bolo, é difícil às vezes olhar para Mato Grosso, olhando também para os grandes centros onde tudo acontece, onde todos os jornalistas e chefes, vamos dizer assim, tem mais acesso. Quantas dessas pessoas já vieram à Cuiabá e conheceram nossa região? É muito legal quando tem essa divisão por regiões porque fica mais justo, você põe luz para todo mundo, dá essa oportunidade e isso eu acho muito legal do prêmio da Prazeres da Mesa”, complementa.

Para Ariani, o prêmio representa a coroação de todo o trabalho construído ao longo de vários anos. No exemplo do Buffet Leila Malouf, ele concorre ao lado de cinco outros banqueteiros, a nível nacional, então é um “peso muito grande, um reconhecimento”.

“Não é um reconhecimento só para mim como chef e proprietária, nem para a Leila, a mamãe, mas para todas as pessoas que fazem parte da nossa história. Todas as pessoas que carregam a empresa, todos os dias, que se empenham em seus trabalhos no dia-a-dia. É uma sensação indescritível. A gente fica ansioso, no bom sentido, pois estamos muito felizes em estarmos concorrendo ao lado de grandes nomes. E torcemos porque a gente tem chances de realmente conseguir o prêmio”, conta Ariani, que detalha ainda um pouco sobre a equipe de mais de 28 cozinheiros, além de chefs, consultores, auxiliares e mais, que atendem mais de 600 eventos anualmente.

A família Malouf e a matriarca Leila, construíram o amor pela gastronomia em mais de 45 anos de história em Cuiabá, com almoços tradicionais da culinária libanesa no Clube Monte Líbano, em festas da sociedade, até a abertura do próprio buffet, em 1993. E esse amor é passado de geração a geração.

Dona Leila é conhecida por estar sempre na cozinha, acompanhando o andamento dos cardápios das festas realizadas no buffet. Além disso, ela ainda promove seus jantares especiais de comida libanesa. São anos de muito cuidado e dedicação para alcançar o reconhecimento de estar ao lado de grandes nomes de banquetes no Brasil.

“O Buffet Leila Malouf já concorreu em outra vez, antes da pandemia, mas não como banqueteiro do ano, pelo que me lembro. É uma surpresa muito boa, são 30 anos de trabalho, uma trajetória longa de muita história. E para quem mora longe dos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, aqui em Mato Grosso, Centro-Oeste, fica à vista de todos no Brasil, é uma coisa muito grandiosa. É uma luta de todo dia, não é só o glamour do momento da festa, pois para chegar nesse momento, é um longo trabalho de mais de um ano”, conta Leila.

“É uma preparação muito grande, multiplica isso por 30 anos, é uma longa caminhada. E ser uma das seis banqueteiras do Brasil, é um orgulho e um prazer, é uma vitória já. Não é apenas o nome do buffet, não é o Leila Malouf, é o nome de Mato Grosso que estamos levando, isso vale muito mais. Eu sou cuiabana de nascimento, para mim é uma honra tudo isso, para mim já está ganho, é um grande reconhecimento”, complementa.

Dona Leila ressalta a importância de mostrar que o estado de Mato Grosso está em constante evolução. Conforme ela conta, muitas pessoas ficam surpresas com os grandes eventos realizados em Cuiabá, pois “acham que aqui ainda tem onça e cobra andando na rua”, e ficam de “boca aberta com as festas”. “Cuiabá tem tecnologia. É uma evolução, são 30 anos de muita pesquisa e trabalho diário”.

Para finalizar, Ariani e Leila falam um pouco sobre a valorização da gastronomia mato-grossense. Para elas, é importante ter um olhar para esse lado, pois o estado é muito bem visto em vários pilares, como o agronegócio, os cenários ecológicos e outros.

“Nós pedimos esses votos no prêmio para que as pessoas realmente nos ajudem a fortalecer a imagem da nossa gastronomia, pois com isso, todos os nossos colegas, parceiros mato-grossenses, donos de restaurantes, chefs de cozinha, buffets, pousadas e hotéis ganham com isso também. Precisamos ser vistos como uma excelente gastronomia e que podemos exportar muito além da agropecuária”



Votação

A votação para o prêmio “Melhores do Ano da Gastronomia 2023” se encerra no dia 07 de junho. Até lá, cada pessoa pode votar uma única vez em IP diferentes, preenchendo alguns dados do cadastro e selecionando as escolhas em cada categoria. Não é preciso selecionar todas as categorias, apenas aquelas que conhece ou tiver interesse.

A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reúne os principais chefs, jornalistas, donos de restaurantes e pessoas da área. Os grandes vencedores, de cada categoria, são revelados apenas durante a festa, com todas as pompas.

“Para votar é rapidinho, só queria dar essa explicação. Ao todo, são 39 categorias, mas a pessoa não precisa colocar um indicado em todas elas, até porque tem categoria que você nem conhece. Mas é bem simples, a pessoa coloca o nome completo, o e-mail e o telefone com o ddi, que vai aparecer a bandeira do brasil, e o ddd. Depois é só selecionar o Mahalo Cozinha Criativa e o Buffet Leila Malouf nas respectivas categorias de Restaurante do Ano Região Centro-Oeste e Banqueteiro do Ano. Depois, o voto é computado e eles enviam um e-mail e uma mensagem no celular para confirmar os dados”, explica Ariani.

Clique aqui para votar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet