Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Turismo

TRAJETO RIO-LIMA

Cuiabá ganha saída de ônibus que faz rota da viagem mais longa do mundo com destino ao Peru

Foto: Reprodução/Pixabay

Cuiabá ganha saída de ônibus que faz rota da viagem mais longa do mundo com destino ao Peru
O Terminal Rodoviário de Cuiabá ganhou uma nova saída internacional com destino ao Peru. A capital mato-grossense faz parte da rota da maior viagem de ônibus do mundo, que liga o Rio de Janeira a Lima, no Peru, percorrendo cerca de 6.200 quilômetros. A linha é operada pela Transacreana, que começou a operar o trecho em abril deste ano. A passagem para o país custa a partir de R$ 1.000.

Leia mais
Guia de turismo de MT conquista 1º lugar em evento mundial de observação de aves no Brasil


O ônibus sai do Rio de Janeiro e faz paradas com embarque em São Paulo, Campo Grande, Porto Velho e Rio Branco. Em Cuiabá, toda sexta-feira, recolhe passageiros que vão para o Peru. A viagem saindo da capital mato-grossense dura cerca de três dias, com estimativa de chegada nas segundas-feiras, em Cusco.

A viagem inteira tem cinco dias de duração até a capital peruana. A linha Rio de Janeiro com destino ao Peru atende as cidades de Ica, Nazca, Abancay, Cuzco (na região do santuário inca de Machu Picchu), Puerto Maldonado e lñapari, todas no Peru. O trajeto é feito pela Estrada Interoceânica do Sul, que liga a costa peruana do Oceano Pacífico ao litoral atlântico brasileiro. 
 
De acordo com a Transacreana, o percurso revela a riqueza e diversidade de povos, culturas e inúmeras belezas ecológicas, pois cruza cinco estados brasileiros e sete peruanos, passando pela Amazônia e a Cordilheira dos Andes. 

Muitos turistas optam por fazer a viagem de ônibus para aproveitar a visão única. Em entrevista ao portal UOL, um dos motoristas da empresa, Josué Ribeiro, relata que entende porque as pessoas escolhem o ônibus ao invés do avião, que duraria cerca de cinco horas de voo.

O Peru tem pontos turísticos conhecidos mundialmente, como Machu Picchu, comunidade da extinta civilização Inca, além de uma culinária que atrai muitos turistas. Para ingressar ao país, é necessário apenas o documento de identidade oficial, expedida há menos de 10 anos. 


 
“Na primeira viagem nessa rota, teve cliente que faria a ida de ônibus e voltaria de avião, mas gostou tanto que decidiu retornar com a gente também. É satisfatório saber que as pessoas estão vendo coisas novas. Eles querem muito ver as serras, filmar a Cordilheira, a mudança da parte da Amazônia para a parte que já é deserto. É surreal”, disse.

No entanto, nem tudo são flores, e a viagem é cansativa. Além disso, a passagem por Cusco, que fica a mais de 3.300 metros acima do nível do mar, em meio aos Andes peruanos, pode causar sintomas desagradáveis aos passageiros, como dor de cabeça, enjoo, fraqueza e dificuldade para respirar. Isso acontece por conta do ar rarefeito, que tem menos oxigênio.

O ônibus que faz a rota possui ao todo 43 assentos, divididos em dois andares. Há um pequeno banheiro, filtro de água e cortinas para isolar os assentos. São feitas três paradas por dia, para as refeições e higiene, sendo uma no café da manhã de meia hora, outra no almoço de uma hora e a terceira no jantar, também de uma hora.

Para obter mais informações e comprar os bilhetes, o telefone disponível é (65) 99220-778 (Suzy). A bilheteria na rodoviária de Cuiabá ainda não está em operação.

Confira a matéria do UOL, na íntegra, aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet