Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

NICHO EM CRESCIMENTO

Guia de turismo de MT conquista 1º lugar em evento mundial de observação de aves no Brasil

Foto: Assessoria/Sedec-MT

Guia de turismo de MT conquista 1º lugar em evento mundial de observação de aves no Brasil
O guia de turismo de Mato Grosso, Braulio Carlos, conquistou o 1º lugar do país no rally ‘Global Big Day’, voltado para a observação de aves no mundo todo. Criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, o evento aconteceu no dia 13 de maio, mas o resultado foi consolidado na madrugada desta terça-feira (16).

Leia mais
Conselho atua para reabrir Gruta da Lagoa Azul fechada há 21 anos em Nobres


Durante o Global Big Day, pessoas do mundo todo saíram de casa para observar as mais variadas espécies de aves. Dentre elas, Braulio, conseguiu catalogar 248 espécies, no intervalo de tempo entre as 03h e 22h. Para atingir o objetivo, o guia percorreu o Pantanal e Chapada dos Guimarães.

“Esse evento é visto por vários países como uma janela de promoção turística do destino já que estamos falando de um mercado que movimenta bilhões de dólares. Mato Grosso já é um dos destinos dos observadores de aves e participar do Global Day é uma estratégia para captar mais turistas”, disse Carlos.

Para ter uma noção da dimensão deste nicho do turismo, é estimado que mais de US$ 800 bilhões sejam gastos por ano em recreação ao ar livre nos Estados Unidos, com a observação de aves tendo um benefício econômico direto de US$ 41 bilhões de dólares.

“Cerca de 17,3 bilhões de dólares são gastos anualmente em despesas relacionadas a viagens relacionadas à observação da vida selvagem nos EUA, com mais de 20 milhões de americanos fazendo viagens específicas para observação de aves”, contou o guia de turismo que trabalha há 30 anos com observação de aves em Mato Grosso.

Ele explica que ao avistar a ave, ela é assinalada numa lista mundial e há espécies mais difíceis de serem encontradas como o Meia-lua-do-cerrado. Encontrado neste bioma, este é um pássaro que atrai observadores do mundo todo. 

O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, destaca que a observação de aves é um nicho importante para o fomento do turismo em Mato Grosso por ser um estado com biodiversidade com a Amazônia, Cerrado e Pantanal, além das praias do Araguaia.

“Pela riqueza da fauna, o Brasil é o terceiro país no mundo líder em espécies de aves para avistamento. É um setor importante, nesses eventos, países como Peru se destacam participando com várias equipes, pois sabem que há um retorno com mais turistas interessados em conhecer ou retornar ao país para avistar uma espécie de ave”, disse Wellaton.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet