Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Turismo

articulação intensa

Conselho atua para reabrir Gruta da Lagoa Azul fechada há 21 anos em Nobres

Foto: Reprodução

Conselho atua para reabrir Gruta da Lagoa Azul fechada há 21 anos em Nobres
O Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur) participa de reuniões e articula de forma intensa a reabertura da Gruta da Lagoa Azul, um dos atrativos turísticos da cidade, que está fechada há mais de duas décadas. O trabalho de estudos sobre a abertura resultou na assinatura de um Termo de Cessão de Uso da área, que apesar de localizada em região de assentamento de Mato Grosso, está sob domínio da União. 

Leia também
Rita Lee queria comprar terreno em Chapada e convidou cuiabana para casamento: 'momento mágico'


A presidente do Comtur de Nobres, Carla Rocha, explica que com o documento concedido pelo Incra, a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) poderá finalizar o projeto de manejo da Lagoa Azul, além de fazer investimentos em infraestrutura adequada para receber os turistas com segurança e sustentabilidade. 

“Quando assumi a presidência do Comtur ninguém sabia explicar, ao certo, motivo de a gruta continuar fechada à visitação pública. Tratava-se de um grande imbróglio de competência de jurisdição, já que a responsabilidade sobre o local envolvia diferentes autarquias”, explica. 

Segundo ela, a mediação do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, foi fundamental ao longo de todo um trabalho que durou mais de um ano até que toda a situação da Gruta da Lagoa Azul fosse definida. A Gruta da Lagoa Azul foi o principal atrativo do estande do Comtur na 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) que aconteceu na última semana em Cuiabá.

O Comtur o participou de forma inédita e independente, com espaço próprio e recursos do Fundo Municipal de Turismo, por entender a importância de estar presente em um momento em que é preciso dar continuidade ao processo de reabertura do atrativo turístico. 

Soluções 

Em paralelo a esta ação, o Comtur de Nobres mantém um diálogo constante com o secretário de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, na busca de soluções para outros problemas de infraestrutura da região como as estradas, por exemplo.

O Comtur recebeu do governo do Estado o compromisso da destinação de recursos dentro do Plano Plurianual (PPA) para investimento em obras de infraestrutura. Em visita à FIT, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a necessidade de investimentos no município para receber o turista com mais conforto e comodidade.

“As atrações de Nobres são realmente lindas, temos grandes potenciais, mas a cidade ainda é carente de infraestrutura. Chegar até os locais é difícil e isso prejudica o turismo. Vamos licitar serviços de água, saneamento, calçada, iluminação e praças e vamos asfaltar o acesso a todos os pontos turísticos de Nobres”, anunciou.

A parceria do Comtur de Nobres com o Sebrae foi outro destaque da feira. Empresários do Bom Jardim Adventure, empresa que realiza passeios de quadriciclo na região, dividiram com o público informações sobre a trajetória da empresa que está perto de ser reconhecida em nível internacional com certificação do Sebrae.

A iniciativa do Sebrae auxilia os empreendedores de ecoturismo e turismo de aventura de todo o país a obter a certificação internacional em gestão de segurança. Com o selo, o negócio ganha em competitividade no mercado, despontando como uma empresa comprometida com a segurança dos clientes e colaboradores e adequada às regras de funcionamento de empreendimentos do setor.

Com essa certificação, a Bom Jardim Adventure vai se juntar a outras 18 empresas do Brasil autorizadas e qualificadas a realizar esta que é considerada a segunda atividade de maior risco no turismo de aventura.

“A participação na FIT foi muito importante para trocarmos conhecimentos e informações que vão agregar à atividade que desenvolvemos na região, melhorando cada vez mais para atender o turista como ele merece”, disse o empresário Leandro Almeida, da Bom Jardim Adventure.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet