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Domingo, 28 de abril de 2024

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Com opções de pastel de Belém vegano e sem açúcar, padaria portuguesa traz clássicos para Cuiabá

Foto: Reprodução

Com opções de pastel de Belém vegano e sem açúcar, padaria portuguesa traz clássicos para Cuiabá
Em uma das viagens que os pais do dentista e empresário, Ícaro Hornick Carvalho, de 34 anos, fizeram para São Paulo (SP), eles descobriram uma padaria portuguesa que servia clássicos da culinária de Portugal, como o pastel de nata, com o sabor das receitas tradicionais. Apaixonados por cafeterias, Ícaro e os pais decidiram abrir juntos a B.lem, no Shopping Pantanal, em Cuiabá, no começo do ano passado. 

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“Sempre fomos muito fãs de cafés. Eu e meus pais. Sempre que vamos viajar procuramos cafeterias para ir, fazemos tour gastronômico. Meus pais conheceram a B.lem, porque eles iam muito para São Paulo por conta de um tratamento de saúde do meu irmão. Eles acharam legal e gostaram muito do pastel de nata. Outra vez que voltaram acharam mais três franquias abertas e viram que estava crescendo”. 

O modelo de franquia, como é o caso da paulistana B.Lem, ofereceu a praticidade que Ícaro e os pais precisam para começar no mundo do empreendedorismo. Desde então, eles vivenciam a experiência de empreender em família, que o empresário garante estar sendo maravilhosa, apesar das dificuldades que existem no mundo dos negócios. 

“Está sendo legal, quando não consigo passar aqui, eles passam. Temos uma relação bem próxima. Acho que é importante ter uma boa relação, porque senão fica difícil. Começar uma empresa, em família ainda, é complicado. Tem que separar bem as coisas o que é problema da empresa e o que faz parte da nossa relação”. 

Antes de abrir a B.lem, Ícaro foi dentista por 12 anos, oito deles no Exército. Ele também teve a experiência de abrir o próprio consultório, mas brinca que são vivências muito diferentes. No quiosque do Shopping Pantanal, por exemplo, ele é responsável pelo gerenciamento de sete funcionários. 

“Tudo mudou. O consultório tem a rotina de começar a trabalhar às 8h, às 18h acabou. Aqui é shopping, é outro ritmo. Tinha apenas uma auxiliar, aqui temos sete funcionários. Tem a escala, a logística de trazer os produtos para Mato Grosso, porque são fabricados em São Paulo. Para termos a expertise, a franquia foi muito importante, porque já está tudo pronto. A logo, o portfólio da empresa. Está tudo pronto”. 

Ícaro conta que vai ao quiosque todos os dias. Quando não pode, os pais também costumam visitar para verificar o funcionamento. Ele explicou que a B.lem é parte do sonho de uma aposentadoria tranquila dos pais, que não conseguiram fazer toda a parte operacional sozinhos. Por isso, contaram com a ajuda do filho, que já não estava mais tão feliz atuando como dentista. 

“Meus pais já queriam abrir algo, cogitaram a cafeteria que sempre gostaram muito, mas sozinhos não conseguiriam manter. Sou dentista, na verdade, me ofereci para tocar enquanto eles trabalhavam nos outros empregos deles. Tive a experiência da administração pública e privada [na carreira de dentista] para me ajudar”. 
 

Pratos portugueses 

Na padaria é possível encontrar pães que são clássicos da culinária portuguesa, como pão de água, de leite, alentejano, de azeitona e o pão de Deus, que é feito com massa de brioche e cocada cremosa. Ícaro garante que o pastel de nata, que é conhecido como Pastel de Belém é o carro chefe do quiosque. 

“Já fomos para Portugal, conseguimos experimentar muitas coisas que vendemos aqui, vimos que a receita é boa mesmo, tivemos um parâmetro com o tradicional. E realmente, a receita do pastel de Belém é muito boa”. 

A padaria oferece opções de pastel de nata para pessoas com restrição alimentar, como pessoas com intolerância à lactose ou veganas. O doce ainda é vendido na versão sem açúcar. Também é possível comprar vinhos, azeites e biscoitos portugueses na B.lem. Ícaro conta que a culinária portuguesa gera curiosidade em quem passa pelo quiosque. 

“Como trouxemos uma culinária nova para dentro do shopping, as pessoas ficam curiosas. É difícil de encontrar em Cuiabá [o pastel de nata]. No ano passado as pessoas não sabiam o que era, mas hoje temos muitos clientes fiéis. As pessoas perguntam menos o que é pastel de Belém, é resultado do trabalho da equipe, que está indo muito bem”. 

Para o futuro, Ícaro, que também está abrindo um mercado dentro de um condomínio de Cuiabá, sonha com a expansão da B.lem para outro shoppings, além de uma loja de rua para poder expandir o cardápio. 

“Aqui é só um quiosque, então tem mais uma linha de produtos que podemos explorar. A franquia oferece pratos com bacalhau e massas, por exemplo”. 
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