Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Comidas & Infâncias

Servidores de escolas de educação infantil de MT participam de formação com Bela Gil

Foto: Reprodução

A apresentadora Bela Gil é uma das fundadoras do Instituto Comida e Cultura (ICC), responsável pela formação

A apresentadora Bela Gil é uma das fundadoras do Instituto Comida e Cultura (ICC), responsável pela formação

Educadores de nove escolas metropolitanas e rurais de educação infantil começaram a formação e qualificação "Cozinhas & Infâncias", no sábado (25), em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). O curso é oferecido pelo Instituto Comida e Cultura (ICC), que tem a apresentadora Bela Gil como uma das fundadoras. No total, 60 servidores receberam a capacitação, que encerra em junho deste ano. 

Leia também 
Fã de Tove Lo, cuiabano revela aos pais que 'perdeu' carro para ir ao Lollapalooza; veja vídeo

Os encontros acontecerão na modalidade híbrida (virtual e presencial) com atividades práticas na cozinha do Centro Municipal de Educação Infantil "Magia do Saber" Anita Goulart. O projeto conta com apoio financeiro do Ministério Público de Mato Grosso (MPE). 

No primeiro encontro, os participantes receberam curso presencial ministrado pela diretora do ICC, Ariela Doctor, que é comunicadora, educadora e chef de cozinha. Bela Gil, a engenheira química, cozinha e pesquisadora, Daniella Brochado, a administradora e gestora de políticas públicas Erika Fischer e a bióloga e comunicadora Juliana Furlaneto, também participaram virtualmente. 

De acordo com Ariela, a formação tem como objetivo criar hábitos saudáveis desde a infância para que eles não precisem ser reabilitados ao longo do tempo. Os educadores e outros servidores envolvidos no ambiente escolar vão ser introduzidos à História da Alimentação Humana sob perspectiva decolonial. 

Quem norteia os passos do "Comidas & Infâncias" é o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), com o intuito de levar o tema da alimentação e suas múltiplas dimensões às práticas pedagógicas como disciplina permanente nos currículos escolares das escolas de todo o Brasil. 

Bela Gil ressaltou que com a chegada do projeto ao cerrado, o ICC espera propor aos educadores da região novas reflexões sobre possibilidades de sistema alimentares mais saudáveis a partir de uma nova consciência alimentar. 

"O projeto Cozinhas e Infâncias, entre outras estratégias, usa a cultura culinária como uma porta de entrada para o debate da sociobiodiversidade, conectando agricultura, saúde, educação e meio ambiente, e motivando um espaço político favorável à sua conservação. Hoje, o Cerrado é nosso bioma mais ameaçado e o projeto quer propor aos educadores do "coração do Brasil" uma reflexão sobre a possibilidades de sistemas alimentares mais saudáveis a partir de uma nova consciência alimentar"". 

O material exclusivo preparado pelo ICC é pautado no conceito da alimentação saudável e a história da formação da culinária brasileira, sob uma perspectiva decolonial. A expectativa é de que milhares de alunos sejam beneficiados com as trocas propostas pelo Cozinhas & Infâncias.

De maneira interdisciplinar, o programa navega pelos tópicos: Cultura, História, Sistemas Alimentares, Biodiversidade, Nutrição, Educação para as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet