Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

cultura ancestral

Vila Bela vai ganhar Congódromo em homenagem a dança de antigos escravos

Foto: Reprodução

Vila Bela vai ganhar Congódromo em homenagem a dança de antigos escravos
Em homenagem à Festa do Congo, uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de cuiabá) vai ganhar o Congódromo. A dança representa uma luta dramatizada em que dois reinados africanos disputam o poder com reis e embaixadores. A cultura ancestral é mantida até os dias atuais pelos descendentes dos negros que foram escravizados. 

Leia também 
Documentário detalha carreira de 23 anos do grafiteiro e muralista Babu 78

A obra foi assinada na segunda-feira (20) e será tocada pela Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, após convênio com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Infraestrutura e Logística (Sinfra). 

No total, o Congódromo vai custar R$ 8,7 milhões. Deles, R$ 8,5 milhões são de recursos estaduais. Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital da antiga Província de Mato Grosso. A assinatura da obra aconteceu em celebração aos 271 anos da cidade. 

O rei do Congo, Juarez Gonçalves, afirmou que todos os envolvidos nos festejos celebraram a conquista do Congódromo, que já era luta antiga. Com o espaço adequado para a manifestação cultural, eles poderão mostrar e perpetuar a cultura negra. 

Além disso, o Congódromo foi pensado para ser um centro multiuso e deve movimentar o turismo de Vila Bela da Santíssima Trindade, de acordo com o prefeito Jacob André Bringsken. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet