Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

veja edital

Artistas podem se inscrever para ocupação do Ateliê Livre da UFMT até abril; oito propostas serão classificadas

Foto: Reprodução

Artistas podem se inscrever para ocupação do Ateliê Livre da UFMT até abril; oito propostas serão classificadas
Criado em 1974 e responsável por revelar grandes nomes da arte mato-grossense como Dalva de Barros, Benedito Nunes, Adir Sodré e Nilson Pimenta, o Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP), lançou edital para ocupação do local na manhã desta segunda-feira (20). As inscrições seguem abertas até 9 de abril. 

Leia também 
Após ser eliminado do BBB, 'agrobrother' de MT pode voltar ao reality em repescagem

De acordo com a UFMT, a previsão é de que o resultado final seja divulgado em 18 de maio. Serão classificados oito projetos, que deverão ser executados um por vez. O edital tem validade de dois anos e as atividades do ateliê devem começar no segundo semestre de 2023. 

A contratação para o cargo será feita por CNPJ ou MEI e a execução da proposta será feita obrigatoriamente por quem a propôs. As inscrições serão peticionadas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O passo a passo de como enviar a proposta está no edital. 

O candidato poderá oferecer dois tipos de projetos: com 60 ou 120 horas totais de trabalho. A remuneração será compatível com a carga horária escolhida. O Ateliê Livre, que inicialmente funcionava na Fundação de Cultura de MT, foi criado para possibilitar a formação de artistas ou pintores, que não tinham como migrar para grandes centros em busca de escolas de artes. 

Pioneiro dessa causa nos anos 70, o Ateliê foi responsável por formar e revelar artistas periféricos de renome, como Dalva de Barros, Benedito Nunes, Adir Sodré, Nilson Pimenta entre outros. Em 2022, o MACP lançou o mesmo edital para fomentar a ocupação do Ateliê Livre. 

A multiartista e ativista Paty Wolff, foi selecionada para ser arte-educadora. Durante o período em que aconteceu a residência artística, foram realizadas oficinas de cerâmica, desenho e pintura com ampla divulgação.

Localizado no Centro Cultural da UFMT, próximo à Caixa Econômica Federal, na rua Edgar Vieira, o Ateliê Livre se mantém vivo para que nosso solo seja semeado constantemente, florescendo arte aqui no Mato!

Para acessar o edital: https://www.ufmt.br/unidade/procev/pagina/editais/7794

Mais informações podem ser consultadas no edital ou pelos contatos do MACP: Telefone: 3313-8355 ou 3313-8367; e-mail: macp.procev@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet