Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

CINE SABERES

Instituto cadastra filmes sobre MT para cinema itinerante que passará por comunidades e aldeias

Foto: Reprodução

Instituto cadastra filmes sobre MT para cinema itinerante que passará por comunidades e aldeias
O Instituto Saberes abriu as inscrições para credenciamento de filmes de curtas-metragens para exibição no projeto de cinema itinerante ‘Cine Saberes – Cinema Gratuito para Todos’, que objetiva democratizar o acesso ao audiovisual, oportunizando a exibição de filmes gratuitos em comunidades urbanas, rurais e indígenas no município de Juína (a 745 km de Cuiabá) e região. Os interessados podem se inscrever por meio deste formulário.

Leia mais:
Fórum de Economia Criativa traz debates sobre desenvolvimento local junto com programação cultural

Os cineastas de todo o país podem participar do seletivo, desde que tenham trabalhos cinematográficos produzidos em Mato Grosso. Além disso, os filmes devem abordar a história, o meio ambiente, o turismo e a cultura do estado. Serão aceitos curtas-metragens de ficção, documentário e animação.
 
Os filmes devem ter no máximo 20 minutos de duração e classificação livre.  Após o credenciamento, os filmes passarão por uma curadoria que selecionará os filmes a serem exibidos no projeto de forma gratuita.

Ao todo serão realizadas dez sessões gratuitas de cinema no formato itinerante, que serão exibidas nas seguintes localidades: praça do bairro Padre Duílio, praça do bairro Palmiteira, praça do bairro Módulo 6, bairro Módulo 5, distrito rural Terra Roxa, distrito rural Fontanillas, distrito rural Filadélfia, aldeia indígena Primavera do Povo Rickbaktsa (na divida com Brasnorte), aldeia indígena do Povo Cinta-Larga e aldeia indígena Barranco Vermelho do Povo Rickbaktsa (na divisa com Brasnorte).

O Instituto Saberes reforça ainda que a chamada pública não prevê valor de locação ou licenciamento dos filmes, sendo um projeto sociocultural que promove uma janela de exibição para divulgação da produção audiovisual de Mato Grosso que tem por objetivo promover acesso a esse produto de forma gratuita às comunidades atendidas.  

O Cine Saberes é uma realização do Instituto Saberes em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral (PT). Para mais informações, o perfil do Instagram é o @institutosaberess.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet