Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

PANTANAL NORTE

Premiada por medidas sustentáveis, Pousada Piuval oferece ecoturismo com observação de onças-pintadas

Foto: Pousada Piuval

Premiada por medidas sustentáveis, Pousada Piuval oferece ecoturismo com observação de onças-pintadas
Fundada em 1989, a Pousada Piuval trabalha com ecoturismo, disponibilizando aos hospedes passeios e atividades em meio a natureza. Localizada no Km 10 da Rodovia Transpantaneira, no Bioma Pantanal, a Piuval foi certificada em 2017 com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Ao longo dos anos, o proprietário Eduardo Eubank percebeu a necessidade de atrair mais turistas e decidiu aplicar conceitos sustentáveis ao local. O resultado foi o aumento do fluxo de hóspedes. Clique aqui e conheça mais sobre a Piuval.

Leia mais: 
Projeto que identifica onças-pintadas no Pantanal prevê soluções educativas e de conservação para o ecoturismo


Foi nessa toada que, também em 2017, a Piuval se juntou ao Jaguar Identification Project para monitorar onças-pintadas que marcaram território na região norte do Pantanal. Por meio de armadilhas remotas de câmeras fotográficas, o projeto usa a ciência cidadã e observações no campo para facilitar a identificação dos felinos e aprender sobre seus relacionamentos e comportamentos.

Conforme Eduardo explicou ao Olhar Conceito, o turismo de observação das onças-pintadas tem gerado lucros para a pousada, levando em conta o incremento na ocupação de hospedes para ver o felino. Os turistas que antes pousavam por uma ou duas noites, agora ficam para mais de três só para encontrar com o “gigante das Américas”.



Eduardo e o veterinário que coordena o Jaguar ID, Paul Raad, estão promovendo um sistema que vai calcular as chances que o turista tem de ver as onças se repousar na Piuval.

“Por exemplo: uma noite, se ele ficar uma noite, ele tem 10% de chances de ver a onça, se ficar três noites, tem 60%. Então tudo envolve essa pesquisa para agregar mais valor”, explicou Eduardo.

Além disso, o ID Project prevê também soluções educativas e de conservação para o ecoturismo. Raad e sua equipe envolvem a comunidade local na conservação da onça-pintada, oferecendo palestras para turistas e pantaneiros sobre a importância das onças para o ecossistema. 

Crédito: Xavier Muñoz/Jaguar Identification Project

Essas palestras ajudam a promover uma percepção positiva dos grandes felinos e a encontrar formas de construir uma melhor convivência entre eles e os pantaneiros.
 
Piuval e Sustentabilidade


Em 2017, a Piuval foi gratificada com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, por ter atendido todas as normas e itens que regulamentam os meios de hospedagem no aspecto ambiental, sociocultural e econômica.  

Coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de água cinza nos quartos, como por exemplo a água do ar condicionado, da pia e chuveiro voltam tratada para a privada, coleta e reuso de água da chuva na jardinagem e tratamento compacta de esgoto, retornando para a natureza os influentes com 96% de pureza, sem causar danos, são algumas medidas sustentáveis adotadas pela pousada.

Passeios ecológicos a barco, cavalgadas que mostram a importância do homem pantaneiro e do cavalo pantaneiro para o bioma, torre de observação, trilhas de caminhada que aproximam o hóspede da fauna e flora local fazem parte do rol de opções e serviços oferecidos pela pousada.

Além disso, a Piuval insere a comunidade local para se relacionar com o turista. Por exemplo, há um passeio que visita a casa da dona Clarice, moradora de comunidade pantaneira que mostra aos hóspedes como é a vida, tradição e cultura do povo pantaneiro.

Há também os produtos caseiros como queijo, leite, mel, peixes que são todos provenientes dos pantaneiros, movimentando a economia local.

Conquistar o prêmio resultou em maior visibilidade à pousada pelo turismo nacional e internacional. “Nós estamos muito mais vistos pelos nossos turistas, porque eles quando vem ao Pantanal, querem uma pousada que preserva o Pantanal”, disse Eduardo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet