Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

CAMINHOS CIGANOS

Filme escolhido por edital da Secel aborda identidades ciganas do Estado

Foto: Reprodução

Filme escolhido por edital da Secel aborda identidades ciganas do Estado
O curta metragem ‘Caminhos Ciganos’, do diretor Aluízio de Azevedo, está em fase final de produção, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. O projeto foi selecionado no Edital Audiovisual 2021, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O filme traz uma abordagem sobre culturas e identidades ciganas do Brasil, Portugal e França.

Leia mais:
Cineasta cuiabano participa de debate sobre seu curta LGBTQIAP+ em portal britânico do audiovisual

O curta nasceu durante uma viagem do diretor, que é da etnia Calon, onde Aluízio também buscou pelo fortalecimento de sua identidade e ancestralidade. Para a produção do filme, ele percorreu comunidades, conviveu com personagens e cotidianos, vivenciou manifestações culturais, modos de vida e tradições, além de captar as emoções dos encontros de pessoas que vivem em países diferentes e separadas por muito tempo.

“O filme traz uma narrativa poética e intimista. Em 2017, percorremos inúmeras cidades, cruzamos e conversamos com personagens marcantes que encantam pela visão, sabedoria e simplicidade. Nas conversas, eles contam como acontecem suas relações com os não-ciganos, a hibridação e/ou a manutenção das identidades”, pontua Aluízio.

Após o lançamento, o projeto deve iniciar um circuito de exibições presenciais para as comunidades ciganas que participam, nos municípios de Tangará, Rondonópolis e Cuiabá. Também conta com a criação de uma plataforma digital para divulgar informações do filme. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet