Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Babu 78 volta a Cuiabá como estrela de documentário e com exposição autoral na Galeria Origens

Foto: Divulgação

Babu 78 volta a Cuiabá como estrela de documentário e com exposição autoral na Galeria Origens
O artista plástico Babu 78 retorna a Cuiabá para uma curta temporada com três novos projetos, que mostram o talento e versatilidade do cuiabano. São eles: o documentário "Identidade: Babu 78", dirigido por Leonardo Sant'Ana e produzido pela Terra do Sol Filmes; a exposição "Ocupação A Caráter", no espaço anexo à Galeria Origens (na Tugore) e a exposição coletiva "À Flor da Pele: A arte negra no Museu", em exibição no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).   
 
Leia mais:
Ney Matogrosso fecha turnê do espetáculo "Bloco na Rua" em Cuiabá

O curta-metragem, que começou a ser produzido em 2020, conta com depoimentos de amigos, familiares, críticos e estudiosos de arte. No documentário, é possível conhecer um pouco da trajetória do artista, que começou a se destacar na cena cultural cuiabana, até alcançar conquistas como o Prêmio Pipa, um dos mais importantes das artes visuais no país. 
 
"Eu vim pra Cuiabá só pra votar, era pra ser algo bem rápido. Chegando aqui, eu não esperava fazer uma outra exposição, ou que eu ia pintar as coisas que estou pintando. É uma discussão mais intimista, estou pintando as pessoas do meu bairro, meus parentes, peles negras, corpos periféricos, em uma galeria chique. E eu estou muito emocionado com o documentário, que também diz muito sobre tudo isso", sintetiza Babu.
 
Antes de se mudar para São Paulo, no começo desse ano, Babu foi um dos vencedores do prêmio Jejé de Oyá, que destacou a trajetória de personalidades negras em Mato Grosso. Um grande reconhecimento da obra e do talento do premiado grafiteiro. Ele também é um dos poucos artistas do estado a figurar na Enciclopédia Itaú Cultural, que reúne artistas de grande representatividade, das mais diversas regiões do País. 
 
Na Galeria Origens, a "Ocupação A Caráter" fica aberta até o dia 31 de dezembro, com direito a exibição do documentário sobre a vida do artista neste sábado (03). Paralelamente à exposição, também serão realizadas oficinas de customização de roupas, o lançamento de uma gravura e a confecção de um painel coletivo. A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram do artista (@seteoito) e da galeria (@galeriaorigens). (Com informações da assessoria)
 
Serviços

 
Exposição 'Ocupação A Caráter'
Local: Galeria Origens (R. Corsino Amarante, 1150 - Duque de Caxias, Cuiabá)
Data: 19 de novembro de 2022 até 31 de dezembro de 2022
Informações: (65) 9975-3105
 
 
Exposição 'À Flor da Pele: A arte negra no museu'
Local: MACP (Universidade Federal de Mato Grosso)
Data: até janeiro de 2023
Horários: Segunda a sexta-feira, das13h00 às 19h00
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet