Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

RECONHECIMENTO

Cineasta cuiabano participa de debate sobre seu curta LGBTQIAP+ em portal britânico do audiovisual

Foto: Divulgação

Cineasta cuiabano participa de debate sobre seu curta LGBTQIAP+ em portal britânico do audiovisual
O cineasta cuiabano PV Vidotti participou de um debate sobre cinema no portal britânico Center Frame, um local para realizadores cinematográficos internacionais colaborarem entre si e criar projetos à distância. Além disso, o portal ajuda na divulgação de trabalhos feitos ao redor do mundo.

Leia mais:
Série "Conversas ao pé do cajueiro" da Casa Silva Freire lança nova live sobre o Barroco nas obras do poeta

O bate-papo, que ocorreu na última semana, é sobre um dos trabalhos de Vidotti, o curta DragNostra, lançado em 2018, sobre um assalto de banco feito por uma família mafiosa de drag queens. PV falou um pouco sobre o desenvolvimento do filme, desejos e trabalhos para o futuro e sobre uma série da mesma temática do curta-metragem.
 
A conversa fez parte de uma série do canal, chamada Make It Short, com foco em curtas-metragens LGBTQIAP+, escolhido e elogiado pelo também diretor brasileiro, Diogo Brüggemann.

"Me senti honrado em divulgar meu trabalho e esse projeto que foi muito marcante na minha vida, e tenho certeza que continuará sendo com o desenvolvimento de outras vertentes do audiovisual neste universo a ser explorado", pontuou Vidotti.

"Um ambicioso drama policial cheio de humor, DragNostra é um curta-metragem de treze minutos que acompanha a história de uma família da máfia italiana no Brasil. Dirigido pelo cineasta brasileiro PV Vidotti, este curta-metragem mistura diferentes gêneros para entregar algo que você nunca viu antes. Com muitos tropos de outros filmes de gangsters e assaltos, DragNostra encontra sua própria voz quando nos apresenta seu protagonista: o sucessor da família que trabalha como drag queen chamada Sunshine. As coisas ficam ainda mais intensas quando Sunshine e seus amigos decidem assaltar um banco e vingar a família do protagonista. Mesmo que alguns aspectos do filme possam parecer muito ambiciosos, o produto final é divertido e realmente surpreendente. PV falou-nos da sua visão para o filme e das suas inspirações, enquanto todos falávamos que poderia ter sido um grande piloto de televisão", comentou Brüggemann.

Diogo deixa claro que, para quem é fã de filmes e faz parte da comunidade queer, o filme é um prato cheio, já que traz uma narrativa convincente, não foca demais na sexualidade ou os aspectos de gênero das pessoas queer, falando de fato dos personagens e suas características.
 
Segundo ele, a ideia deste tipo de filme tratados nos debates da Center Frame, mostra que estas pessoas têm família, amigos, estudam e têm emprego, apaixonam-se e viajam, perdem o emprego e tiram férias, adotam animais de estimação, pintam os seus apartamentos e têm sonhos.

"Embora a maioria dos aspectos da vida das pessoas queer seja permeada pelo fato de sermos queer, essa não é uma faceta exclusiva de suas vidas. E é tão revigorante quando os filmes abordam essa ideia e pensam fora da caixa. É por isso que hoje trouxemos alguns curtas-metragens do gênero", explica, saliento ainda que o debate foi fortalecido com o co-fundador e cineasta da CenterFrame, Bernhard Pucher, e com a cineasta, editora e diretora do Brighton's Film Pride Festival, Deborah Espect.

Confira aqui o bate papo na íntegra (em inglês) com o cineasta PV Vidotti, na Center Frame Club.

Veja abaixo o curta Drag Nostra, na íntegra:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet