Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

FOMENTO AO TURISMO

Obras de revitalização e restauração do Museu do Rio serão entregues à população na próxima semana

Foto: Emanoele Daiane

Obras de revitalização e restauração do Museu do Rio serão entregues à população na próxima semana
As obras de revitalização e restauração do Museu do Rio, realizadas pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Turismo, serão entregues à população no dia 11 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h. O prédio histórico também servirá como a nova base da secretaria de turismo. A data para a entrega foi divulgada pela pasta na manhã desta quinta-feira (3) durante coletiva de imprensa. O evento de inauguração do novo espaço contará com apresentações culturais, musicais, exposição artística e gastronomia local. 

Leia mais: 
Secretaria busca fomentar turismo em Cuiabá com Museu do Rio e novos centros de atendimento ao turista
 
“A revitalização desse espaço é tão importante para Cuiabá. Quando assumimos a secretaria, fizemos uma visita aqui e chegamos a uma conclusão de que esse espaço deveria ser ocupado para ser a casa do turismo de Cuiabá”, justificou o secretário da pasta, Zito Adrien, acrescentando que o Museu do Rio representa o coração da capital, onde a cidade se desenvolveu em seus primeiros passos. Agora, receberá investimentos de ocupação e revitalização para devolver opções de turismo à população.



Nesse sentido, conforme justificativa da pasta, o Museu do Rio seria o local ideal para basear a “Casa do Turismo de Cuiabá”. O Museu do Rio foi construído em 1899 e tombado pelo governo do Estado em 1983. Recuperado pela Prefeitura, o imóvel passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá, recebendo o nome de "Hid Alfredo Scaff".

As obras de revitalização do prédio começaram em 2021 com intuito de fortalecer o setor e fomentar a região portuária da cidade com comércio e economia turística. “Aqui é onde Cuiabá nasceu, o porto é aqui, Cuiabá nasceu daqui. E também tem a entrada do aeroporto, prestigiar o bairro do porto com presença da prefeitura e do turismo, dentro desse complexo turístico que é a Orla do Porto”, acrescentou o secretário.

As obras do Museu do Rio corroboram com o projeto de levantar um complexo turístico na região, compreendido pela Orla do Porto, a Orla do Porto II (que será inaugurada nesta quinta às 19h), a Casa Cuiabana, o Mercado do Porto que tem previsão para finalização das reformas ainda neste semestre e, por fim, fomentar o turismo na região com opções de gastronomia, comércio e cultura para a população.  

Além disso, o secretário garantiu que está buscando investimentos na importância de R$ 1 milhão para finalizar a revitalização do Aquário Municipal, previsto para ser entregue completo em 2023.

“Então é isso, a gente dar opções à população. Não só a secretaria, o museu, o aquário. Vai ficar um complexo muito bacana nessa área, com toda essa ocupação, privilegiando o bairro do Porto”, garantiu o secretário.

No Museu revitalizado, haverá um local para atendimento ao turista, o restaurante Regionalíssimo em pleno funcionamento, a realização de eventos culturais, exposições, feiras e atividades para atrair turistas e até os próprios moradores da capital.

No dia 11 de novembro, sexta-feira, acontece o evento de inauguração para a entrega das obras do museu e da secretaria. A programação começa a partir das 19h e terá apresentação da cantora Akane Iizuka, do grupo Flor Ribeirinha e espetáculo Mato Grosso em cena, com Edmilsom Maciel.

No mesmo dia começam oficialmente as atividades da segunda edição do Viva o Feriado, evento turístico que visa dar opções aos moradores, visitantes e turistas de Cuiabá com programações comerciais, culturais, gastronômicas e turísticas.  

Serão vinte pontos entre praças, restaurantes, balneários, museus e diversos espaços da capital utilizados para promover os dias de evento: “é movimentar a cidade, dar opção ao turista e ao cuiabano nesses quatro dias de feriado. A programação foi feita com muito carinho, serão vários artistas, várias entidade. Enfim, dar opção ao cuiabano e aqueles que nos visitam para que agitem a economia, principalmente a economia do turismo em nossa cidade”, anotou Zito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet