Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

45 ANOS DE HISTÓRIA

Cineclube Coxiponés difunde ebook que reúne escritos sobre audiovisual em MT

Foto: Assessoria

Cineclube Coxiponés difunde ebook que reúne escritos sobre audiovisual em MT
O Cineclube Coxiponés completou 45 anos em 2022 e para comemorar sua fundação, ocorrida em 21 de janeiro de 1977, o coletivo abriu nova frente de atuação e irá lançar o primeiro projeto editorial, com intuito de desenvolver publicações anuais com textos que abordem a temática audiovisual. O E-book “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso” apresentará ensaios, artigos, relatos de experiências, resenhas críticas e entrevistas em torno das produções no estado em diferentes períodos. Serão 24 textos elaborados por diversos autores que enviaram suas propostas em chamada pública realizada em maio de 2022.

Leia mais:
Deive Leonardo se apresenta em Cuiabá com a turnê "A Resposta" em novembro
 
O e-book “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso” pode ser acessado gratuitamente aqui no site da Paruna Editorial . A previsão é de que o lançamento do formato impresso do livro acontecerá durante a programação que celebra o aniversário da UFMT, em dezembro de 2022, também com distribuição gratuita.
 
A publicação do E-Book é uma realização do Cineclube Coxiponés e foi organizada por uma comissão composta pela crítica de cinema e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT) Aline Wendpap, pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT e programador audiovisual Diego Baraldi, pelo professor do curso de Jornalismo do Campus Araguaia e coordenador no Núcleo de Produção Digital (NPD) Gilson Costa, e pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, do mestrado em Comunicação (PPGCOM/UFMT) e supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema.



Entre os diversos textos publicados no livro disponível em formato digital, há uma entrevista com Aníbal Alencastro, recentemente homenageado como Mestre da Cultura de Mato Grosso. Aníbal, que completa 79 anos na terça, 01º de novembro, trabalhou como projecionista em diferentes salas de cinema de Cuiabá entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960, como o Cine São Luiz, Cine Teatro Cuiabá e Cine Bandeirantes. Na década de 1990, Alencastro publicou “Anos dourados dos nossos cinemas”, onde recupera memórias sobre as antigas salas de cinema de rua do Estado.

A entrevista publicada no e-book é resultado da conversa realizada no último encontro entre Alencastro e Diego Baraldi para gravação de material audiovisual para o projeto transmídia em torno de Aníbal e coordenado por Baraldi, contemplado no Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc em MT.

Integra o projeto o documentário “Paradiso de Aníbal”, exibido na 21ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina – MAUAL 2022. O curta recebeu uma menção honrosa na Mostra e Aníbal Alencastro foi homenageado com um prêmio especial da MAUAL 2022 pela colaboração ao cinema mato-grossense.

“Como falei no documentário, divido qualquer premiação ou homenagem com todas as pessoas que trabalham ou trabalharam, muitas vezes submetidas a condições precárias, com a projeção de cinema”, enfatizou Aníbal ao receber o Troféu na última semana, na sede do Cineclube Coxiponés.
 
Saiba mais sobre o Cineclube Coxiponés através do Instagram @cinecoxipones. Mais informações: (65) 3615-8349 - Cineclube Coxiponés da UFMT. Mais sobre o projeto transmídia “Memórias de Aníbal Alencastro e das antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso” aqui no site. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet