Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

preservação do ecossistema

Associação É o Bicho MT e artista cuiabano Totonho Jorge levam para São Paulo a exposição 'Pantanal, Terra de Água e Fogo'

Foto: Reprodução / Ilustração

Associação É o Bicho MT e artista cuiabano Totonho Jorge levam para São Paulo a exposição 'Pantanal, Terra de Água e Fogo'
Cenário de incrível biodiversidade, o Pantanal mato-grossense, maior área úmida do mundo, é tema da exposição “Pantanal, Terra de Água e Fogo”, que acontece entre 14 e 28 de outubro, na biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo (SP).  A mostra reúne 30 obras, entre fotografias e pinturas, que irão conduzir o visitante em uma dupla jornada, nos dois extremos vividos pelo bioma nos últimos anos. A entrada é gratuita.

Leia mais: 
Cuiabá realiza a 14ª Edição do Festival de Siriri neste fim de semana, com apresentações dos grupos regionais


O artista plástico Totonho Jorge retrata o pantanal sob o olhar de quem viveu no coração das águas pantaneiras por 3 anos. Sua pintura retrata a beleza da fauna e flora do ecossistema, com um toque Cuiabano de sua origem.

Para esta exposição, o artista se une aos renomados fotógrafos Deny Kobayashi, Guilherme Pantanal e Reynaldo Martins e à artista plástica Camila Boranga para compor esta importante mostra Pantaneira, que reunirá um total de 30 obras, entre pinturas e fotografias.

Os trabalhos retratam dois pantanais distintos: o primeiro dotado de uma beleza natural inigualável, numa explosão de cores que compõem o complexo universo deste bioma; o segundo expõe a vulnerabilidade da natureza, evidenciando o potencial estrago do homem para com seu solo matriarcal, num inferno promovido pelos incêndios.

Responsável pela curadoria da exposição, a associação É o Bicho MT, atua desde 2020 no Pantanal mato-grossense. A exposição tem finalidade de apresentar a região pantaneira, visando a preservação e a propagação do ecoturismo no mercado nacional e internacional. Especialmente porque, após São Paulo, a mostra será exibida em Nova York, nos Estados Unidos.

Segundo Jenifer, os recursos captados na exposição serão aplicados na execução de projetos para a preservação e conservação do bioma.

Empresa privada da cadeia produtiva do setor mineral, a Fênix DTVM, sediada em Cuiabá/MT, é uma das apoiadoras da exposição. Para a gerente de ESG, Risco e Controles Internos da Fênix DTVM, Talita Galvão, contribuir com ações que demonstram a preocupação com o Pantanal é muito importante, especialmente por valorizar a biodiversidade do país.

Mais informações sobre a exposição pelo Instagram: @eobichomt

(com informações da assessoria)
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet