Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina começa nesta quinta na UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina começa nesta quinta na UFMT
O audiovisual universitário e independente de curta duração será destaque entre os dias 20 e 23 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A 21ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, realizada pelo Cineclube Coxiponés, exibirá 54 curtas oriundos de diferentes estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Cuba, Venezuela e Paraguai. Neste ano, 35 dos 54 curtas exibidos na mostra competitiva são produções mato-grossenses. A abertura da MAUAL acontece na quinta-feira, 20 de outubro, a partir das 18h, no Teatro da UFMT, com pocket show da MC e poeta mato-grossense Pacha Ana. A Entrada é gratuita e a classificação indicativa é 14 anos. As informações sobre os curtas selecionados estão disponíveis no site da MAUAL.

Leia mais: 
Festival de Cinema Italiano traz mais de 30 filmes para Cuiabá de forma gratuita

Para a curadoria dos filmes exibidos na mostra competitiva da MAUAL 2022, o Cineclube Coxiponés convidou uma Comissão de Seleção formada pelos professores do Curso de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e Sabrina Tenório, pelo produtor audiovisual e editor da TV Universidade da UFMT Felipe Albues e pelas estudantes do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT, Maria Vitoria Izoton e Pollyanna Rodrigues. Foram selecionados curtas nas categorias documentário, experimental e ficção nas modalidades Universitária e Independente.

A Mostra Competitiva contempla os curtas que concorrem ao Troféu da MAUAL 2022 pelo júri oficial e popular. O júri oficial da 21ª MAUAL é composto pela pesquisadora Doutora e Pós-doutora em Estudos de Cultura Contemporânea  Aline Wendpap, pelo estudante do Curso de Cinema & Audiovisual da UFMT Guilherme Arthur de Lima Pereira, pela historiadora e servidora da UFMT Sofia Amiden e pelo premiado cineasta indígena Takumã Kuikuro.

Todas as noites o Júri Popular escolhe os melhores curtas nas modalidades Independente e Universitária que receberão o Troféu MAUAL Júri Popular. 

Além da exibição competitiva haverá, como de costume, os debates sobre os filmes exibidos que, nesta edição da MAUAL, serão conduzidos por integrantes dos coletivos universitários de audiovisual “Belo Belo” e “Pequi com Câmera”. As oficinas sobre conteúdo audiovisual também estão presentes antes, durante e após a Mostra.

O encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) ocorrerá na Sala Névio Lotufo, localizada no interior do Cineclube Coxiponés e, com o retorno ao presencial, reunirá ativistas do audiovisual mato-grossense que desenvolvem, em diferentes cidades do Estado, atividades de estímulo à difusão, pesquisa, memória e realização audiovisual. A última reunião da REC aconteceu em 2019, durante a 18ª MAUAL.

Nesta edição, a MAUAL presta homenagem a Evandro Birello. Egresso do curso de Radialismo da UFMT e técnico em Audiovisual da TV Universitária (TVU), Piuí, como era conhecido, faleceu em 2020 em decorrência da covid-19. Realizador ligado ao Cineclube Coxiponés, Piuí marcou uma geração de alunos e realizadores independentes de audiovisual com sua generosidade e criatividade, nos deixando curtas como "Passa na semana que vem" (2004).

É também na MAUAL 2022 que será lançado o ebook "Cinema e Audiovisual em Mato Grosso", primeiro volume do projeto editorial do Cineclube Coxiponés. O livro apresenta artigos, ensaios relatos de experiências, resenhas, críticas e entrevistas que abordam desde os pioneiros do cinema e do audiovisual mato-grossense até questões que transpassam o cinema negro, indígena e LBGTQIA+.

Na noite de premiação, haverá a Mostra Informativa, com lançamento de dois curtas-metragens mato-grossenses: "Rewaptu - A força da mulher Xavante", de Jade Rainho e Carolina Rewaptu, e "Itinerário de cicatrizes", de Glória Albues. Além da estreia dos curtas, a premiação conta com o pocket show de Estela Ceregatti e Jhon Stuart.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT (PROCEV), a 21ª MAUAL conta com a parceria dos Cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Associação Mato-Grossense de Audiovisual (MTCINE).

As atividades relacionadas à MAUAL integram os eventos comemorativos dos 45 anos de fundação do Cineclube Coxiponés e coroa a Mostra com o lançamento do Livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, concebido especialmente para a data e disponível em formato virtual de forma gratuita.

Para outras informações sobre a programação oficial da MAUAL 2022, consulte o site www.mostrauniversitariaufmt.com ou siga o Cineclube Coxiponés no Facebook /coxipones e no Instagram

@cinecoxipones.
Link para o catálogo da 21ª Maual:
https://drive.google.com/file/d/1SZfSXpoy5JQIl8VN0QzGeggX5f-lXKQk/view?usp=sharing
Mais informações: (65) 3615-8349 Cineclube Coxiponés da UFMT.
 

(Com informações, assessoria)
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet