Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cinema

17ª edição

Festival de Cinema Italiano traz mais de 30 filmes para Cuiabá de forma gratuita

Foto: Reprodução / Ilustração

Festival de Cinema Italiano traz mais de 30 filmes para Cuiabá de forma gratuita
A edição 2022 do Festival de Cinema Italiano já tem data confirmada. O evento acontecerá entre 04 de novembro e 04 de dezembro de forma presencial e online, com exibição de 33 longas entre inéditos e a retrospectiva Musas do Cinema Italiano. A abertura acontecerá no dia 03 de novembro, apenas para convidados no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Em Cuiabá, o festival terá apresentação no Cineteatro da Universidade Federal de Mato Grosso, no Cine-fórum Coxiponês com sessões tanto presenciais quanto on-line, ambas gratuitas.

Leia mais: 
Promoção “As Melhores Salas de Cinema do País pelo Menor Preço!” começa nesta quinta no Shopping Estação

O Embaixador, Francesco Azzarello, explica como nasceu a versão do festival deste ano. Junto com Gaziano Messana, nasceu com base em um festival de cinema de São Paulo bem sucedido e com grande participação. Para esta edição, a ambição dos organizadores visa oferecer o cinema italiano para todo Brasil, buscando se tornar, gradualmente, referência anual para o país.

Após a pandemia, a versão presencial 2022 selecionada para o Festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país, e a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.

Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina, empresa que é patrocinadora do festival, pontua que apoiar ações que fomentam a cultura faz parte do que a empresa acredita, especialmente ao jogar luz na história que permeia o Brasil e a Itália.

A seleção contemporânea destaca o melhor do cinema produzido na Itália nessa temporada, contemplando uma diversidade de temas e formatos. Filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo fazem parte do evento. O escolhido para representar Itália no Oscar 2023 NOSTALGIA, de Mario Martone. Do Festival de Veneza vêm SICCITÀ (Seca), de Paolo Virzì. A comédia ACQUA E ANICE (Água e Anis) com direção de Corrado Ceron, e traz Stefania Sandrelli, no elenco; e IL BAMBINO NASCOSTO (O garoto escondido), de Roberto Andò. Já CALCINCULO (Carrossel), de Chiara Bellosi, estreou no Festival de Berlim de 2022.

Do Festival de Locarno, serão apresentados: a animação YAYA E LENNIE: The Walking Liberty, Alessandro Rak; o drama I GIGANTI (Os gigantes), dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e IL COLIBRÌ (O Colibri), de Francesca Archibugi, que também traz Pierfrancesco Favino, no elenco, junto com o famoso diretor, Nanni Moretti, que neste filme atua só como ator. 

Ainda na seleção de inéditos do Festival estão: L'OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia), de Giuseppe Piccioni, com Riccardo Scamarcio; COMEDIANS, de Gabriele Salvatores; TOILET, dirigido e protagonizado por Gabriele Pignotta; HILL OF VISION - L'INCREDIBILE STORIA DI MARIO CAPECCHI (Hill of Vision - A Incrível História de Mario Capecchi), de Roberto Faenza; (IM)PERFETTI CRIMINALI ((Im) Perfeitos Criminosos), de Alessio Maria Federici; GHIACCIO (Gelo), de Fabrizio Moro e Alessio De Leonardis; SETTEMBRE (Setembro), de Giulia Louise Steigerwalt; PRIMA DI ANDARE VIA (Antes de Partir), de Massimo Cappelli; e I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini, vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora.
 
A versão presencial do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO acontecerá nas cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Rio Claro (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), São João Del Rei (MG), Uberaba (MG),Uberlândia (MG), Búzios (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Anápolis (GO), Belém (PA), Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO), Manaus (AM), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), e Santa Maria (RS)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet