Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

MIGUEL PENHA

Museu inaugura nova exposição temporária: “Cerrado: Luz e Sombra”, do artista plástico Miguel Penha

Foto: Miguel Penha

Museu inaugura nova exposição temporária: “Cerrado: Luz e Sombra”, do artista plástico Miguel Penha
As belezas, cores e contrastes do Cerrado expressas nas telas do artista mato-grossense Miguel Penha fazem um convite à reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais. E é nessa perspectiva que o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) abre ao público a Exposição Temporária “Cerrado: Luz e Sombra”, neste sábado (24). O visitante poderá apreciar esta exposição até o dia 15 de janeiro de 2023.

Leia mais: 
Com entrada gratuita, encontro de "Sneakerheads" reúne influencers nacionais, rap regional, feira de arte, tatuagem e mais; confira 
 
Com o objetivo de promover imersão, a instalação conta com 11 pinturas marcantes e únicas, do artista plástico Miguel Penha, que evidenciam as belezas naturais do Cerrado. Nessa exposição, a contemplação de suas obras é ponto de partida para a reflexão da importância da preservação do segundo maior bioma brasileiro.

O Cerrado representa cerca de cinco por cento de toda a rica biodiversidade do planeta e 30% das espécies identificadas no Brasil vivem no bioma. A localização desse ecossistema é estratégica, por se conectar com a Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Pantanal, funcionando como uma ponte entre eles.


.
Além disso, abrange quatro estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Miguel Penha, artista autodidata, nasceu em Cuiabá no Mato Grosso, em 1961. Hoje, vive e trabalha em Chapada dos Guimarães. O realismo mágico de Penha, técnica desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos em meio à natureza, traz uma visão nova e própria em relação à pintura de paisagens, trabalhando com questões como a luz e a profundidade, que reforçam a sacralidade da natureza.



Penha transporta para as telas a vivência e a experiência do seu cotidiano, e marca assim a sua passagem pelo mundo das artes plásticas mato-grossenses, sendo reconhecido e premiado nacionalmente, deixando já cravada sua identidade de forma singular.

Serviço
Período de exposição: 24/09/2022 a 15/01/2023.
Horário: De quarta a domingo das 8h às 18h.
Local: Sala de Exposição Temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso.

O Museu

O Museu de História Natural de Mato Grosso, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Museu está localizado na está localizado na Av. Beira Rio, n.º 2000, bairro Jardim Europa, com funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h e entrada no valor de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos a visitação é gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet