Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

após mais de dois anos

Filha de Adir Sodré dará primeiras pinceladas de reprodução de obra na Praça 8 de Abril

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Filha de Adir Sodré dará primeiras pinceladas de reprodução de obra na Praça 8 de Abril
Após anos de manifestações de expoentes da cultura mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá finalmente decidiu fazer uma reprodução de obra do artista plástico Adir Sodré na Praça 8 de Abril, região central de Cuiabá. As primeiras pinceladas serão dadas por sua filha, Nina Sodré, às 17h desta segunda-feira (19), no coreto da praça.

Leia também:
​Apoiadores de Adir e Dias-Pino planejam manifestação para que mural e monumento voltem à Praça Oito de Abril

A empresa Ação Cultural foi contratada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para fazer a reprodução da obra, que será instalada em substituição à obra anterior do mesmo artista que havia no local.

“Essa obra a ser pintada também afirma que esse espaço junto ao coreto da praça sempre foi e será eternizado com obra do artista Adir Sodré, cumprindo assim compromisso da Gestão Emanuel Pinheiro com a classe artística de Cuiabá”, afirmou o secretário Aluízio Leite.

Com dimensões originais de 68,5 x 200 cm, a pintura foi feita na técnica acrílica sobre tela e não possui título e nem data. A partir desse material, o publicitário, Ricardo Miguel Carrion Carrecedo, reproduziu digitalmente em alta resolução a obra do artista.

Já a reprodução em grande escala ficará a cargo do designer e artista plástico, Luzinan Alves de Oliveira, especialista nesse tipo de pintura. Na definição da nova obra também foram importantes as participações da filha do artista, Nina Sodré, da Maria Tereza, Entrelinhas Editora, e do historiador, Maurim Costa.

Adir faleceu em agosto de 2020, oito meses depois da reinauguração da Praça 8 de Abril, quando foi apagado seu mural e retirada, também, a escultura ‘Árvore de Todos os Povos’ de Wlademir Dias-Pino.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), à época, afirmou que a escultura havia sido perdida, mas que faria uma réplica. Até hoje, no entanto, a réplica não foi colocada na praça, e somente agora a Prefeitura tomou atitude em relação ao mural de Adir.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet