Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Com entrada franca, exposição marca os 10 anos de Adriano Ferreira "aloitano" na arte

Foto: Assessoria

Com entrada franca, exposição marca os 10 anos de Adriano Ferreira
Popular no linguajar cuiabano, “aloitar” significa luta, peleja, insistência e trabalho. A partir desse significado que a mostra “Adriano Ferreira – 10 anos Aloitano” apresenta as manifestações adas obras do artista na Galeria Lava Pés, em Cuiabá. A abertura da exposição acontecerá do dia 15 de setembro, às 19h30, e vai até o dia 15 de outubro, com entrada gratuita. Após uma década batalhando pelo seu espaço, Ferreira quer demonstrar seus objetivos com a arte e defender uma das maiores fontes de inspiração: sua terra. Serão mais de 60 criações, obras de colecionadores, acervos, inéditas e muitas disponíveis para venda. 

Leia mais: 
"Céu e Inferno em Terras Alagadas": exposição retrata devastação no Pantanal causada pelos incêndios de 2020 e 2021; confira programação
 
"Depois de uma década 'aloitano' tenho claramente alguns objetivos na arte, primeiro defender as minhas maiores fontes de inspiração. Meu sonho é que meu trabalho seja relacionado à minha cultura, no futuro quero que digam que essa arte é de Mato Grosso e depois do Adriano", destacou.
 
Ele acrescentou que o evento é um grande agradecimento a todos que investem, acompanham, admiram, estimulam e que o apoiam, além de também ser uma homenagem a Mato Grosso, estado que o inspira a tornar possível viver esse sonho de trabalhar com o que ama.
 
"O nome da exposição vem do linguajar cuiabano. No sítio, quando perguntamos como foi o dia na roça, a lida, muitas vezes a resposta é um sonoro: passei o dia inteiro ‘aloitando’ com isso.

Então, aloitar significa que lutou, trabalhou, insistiu. E a mostra é exatamente sobre essa luta diária, para evidenciar que viver da arte não é fácil. O artista faz isso todo o dia: insistir, lutar. O fazer artístico é um trabalho", explicou Adriano.
 
Tendo como suas maiores inspirações, seu Estado, sua cultura, seus antepassados e sua família, ele conta que começou a desenhar por necessidade, sede e fome. Nunca acreditou que isso poderia um dia se tornar seu meio de sobreviver, até que foi encurralado pela arte sem possibilidades de fugir.
 
 "Durante a vida trabalhei com muitas coisas, mas sempre a arte estava envolvida. Nunca acreditei que isso poderia ser meu meio de vida, a arte me encurralou e eu não consegui mais fugir. Lembro-me que, depois de um dia tudo ter dado errado, tive um sonho em que voava entre nuvens coloridas que eram feitas de tintas e eu passava entre elas. A partir desse momento acreditei nesse sonho e me entreguei completamente à arte", revelou.
 
De lá pra cá, tudo mudou em sua vida, que acabou se tornando um pai, um filho, enfim, uma pessoa melhor. Evoluiu em todos os sentidos, muitas das suas dores e angústias  ficaram no passado e hoje vive um sonho tendo a arte como companheira para a vida toda. Agora, ao olhar para trás, ele declara ter encontrado seu lugar no mundo. Hoje, diz se encaixar e conectar sua energia com outras. "Sinto que meu trabalho pode fazer bem e inspirar outras pessoas", finalizou o artista.
 
Serviço
O que: Exposição "Adriano Ferreira - 10 anos Aloitano"
Quando: de 15/09 a 15/10
Onde: Galeria Lava Pés
Valor: Gratuito
Mais informações: (65) 99999-6560
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet